Segurança Pública

Durante o encontro, o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Jorge Almeida, apresentou o balanço das operações desencadeadas pela corporação a fim de reduzir o índice de criminalidade.

Segundo o militar, somente neste ano já foram realizadas 9 operações de grande porte no município, sendo quatro delas realizadas de forma integrada com as demais forças de segurança.

“Essas ações ostensivas, inclusive com apoio de grupamentos especializadas vindos de Cuiabá, nos auxiliaram a reduzir a taxa de homicídios, tráficos de drogas, entre outros delitos que afetam diretamente a coletividade”, disse o militar ao destacar que parte das operações foram efetivadas graças a contribuição da Administração Municipal.

“Nosso contingente é reduzido e para compensar essa carência o Município implementou a jornada voluntária, por meio do qual é possível remunerar o policial militar disposto a trabalhar em seu horário de folga”, explica.

“A necessidade do aumento do efetivo tem sido uma cobrança constante por parte da nossa gestão. Com apoio do Ministério Público e do Governo do Estado inauguramos a delegacia mais moderna de Mato Grosso. Em breve estaremos concluindo a construção da sede da Força Tática e já nos colocamos à disposição da Secretaria de Estado de Segurança Público [Sesp] para adquirirmos motocicletas e implantarmos uma base do grupamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (R.A.I.O) aqui em Sorriso”, reiterou Ari Lafin.

O delegado titular da Polícia Civil de Sorriso, Eugênio Rudy, também atribuiu o êxito das ações policiais ao trabalho desenvolvido em conjunto com poder público e a sociedade organizada.

“A integração é a palavra chave para mitigar o crime organizado que vinha se expandindo em Sorriso. Somente neste ano já foram registrados cerca de quatro mil boletins de ocorrência e cumpridos mais de 120 mandados de prisão. Os números expressivos são uma resposta da Polícia Civil para aqueles que vivem a margem da lei”, assevera.

Confira as medidas implementadas pela Comissão Pró Segurança Escolar

  • Ampliação da ronda escolar em todas as instituições de ensino de Sorriso;
  • Contratação e treinamento de vigilantes para atuar nas unidades municipais;
  • Elaboração do Protocolo de Segurança Escolar;
  • Instalação de câmeras de monitoramento nas unidades da rede pública;
  • Implantação do aplicativo “Botão de Pânico”;
  • Implantação do projeto Círculo de Paz em todas as instituições de ensino (Parceiro com o Poder Judiciário);
  • Aquisição de detectores de metal e treinamento para uso do equipamento;
  • Projeto “Busca Ativa” (Parceira com a PM e o CBM);
  • Termo de Cooperação Técnica para ampliação de atendimento psicológico nas instituições da rede pública;
  • Implantação da Rede Integrada de Prevenção à ataques à Escolas de Sorriso.
Texto: Michel Ferreira
Fotos: Reginaldo de Souza