CRM-DF afasta neurologista denunciado por estupro de vulnerável

Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) interditou totalmente o direito do médico Carlos Nogueira Aucelio de exercer atendimentos por seis meses, após ter sido alvo de investigação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) pelo crime de estupro de vulnerável.

O neurologista foi absolvido do caso, em 2019, mas inicia o ano de 2022 impedido de exercer a profissão, segundo publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (3/1).

Para o presidente do CRM-DF, Farid Buitrago, a decisão foi “prudente”, até que as investigações do Processo Ético Profissional nº 28/2021 sejam concluídas. “O plenário do conselho ético considerou que as acusações são graves e, sem fazer um pré-julgamento, achou prudente afastar o médico das atividades de atendimento até que se concluam as investigações”, explica.

De acordo com o representante do CRM-DF, o neuropediatra está afastado dos atendimentos por seis meses a partir da publicação do anúncio no DODF. Esse período de restrição pode ser prorrogado por mais seis meses ou encerrar-se antes, caso as investigações sejam concluídas, e o julgamento do conselho seja retomado.

Entenda o caso

O neurologista Carlos Nogueira Aucelio foi acusado pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) de manipular os órgãos genitais de cinco adolescentes e comparar, durante consultas, o tamanho dos testículos.

À época, a investigação foi conduzida pela DPCA, que chegou a cumprir mandados de busca e apreensão na residência e no consultório do médico, na Asa Norte. As equipes buscaram celulares, computadores e notebooks a fim de investigar possível armazenamento de material libidinoso.

No entanto, em outubro de 2019, o juiz substituto na ocasião, Nelson Ferreira Júnior, julgou improcedente a denúncia apresentada pelo MPDFT e absolveu o acusado. Para o magistrado, os elementos de prova até então produzidos foram incapazes de certificar qualquer intenção libidinosa. Os autos acabaram arquivados.

De acordo com a plataforma Lattes, Carlos Nogueira Aucelio é professor da Universidade de Brasília (UnB) e responsável pelo setor de Neuropediatria e pelo Laboratório de Neurofisiologia Clínica do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

O que diz a defesa

 

Procurada, a defesa do neuropediatra informou ao Metrópoles que vai recorrer da decisão do CRM-DF. “Essa decisão é um grande erro, absolutamente equivocada. Não fomos notificados ainda, mas, certamente, vamos recorrer”, adiantou Cleber Lopes de Oliveira, advogado de Carlos Nogueira.

Também procurada, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) informou que não vai se pronunciar sobre o caso por envolver menores de 18 anos.

 

Por; METRÓPOLES