Cuidados para evitar gripe devem ser redobrados durante período chuvoso, alerta médico
Manter a vacina em dia, seguir uma dieta rica em nutrientes e beber água são dicas que ajudam o mato-grossense a apreciar o clima ameno sem preocupações

Para proteger os trabalhadores, o Sesi MT e as indústrias trabalham juntos para fornecer a vacinação diretamente nas empresas, facilitando o acesso dos colaboradores à imunização

Fotos: divulgação
A expectativa é de um clima mais ameno e chuvoso para os próximos. Nesse período, a tendência é de queda na imunidade devido ao choque térmico causado pela mudança de temperatura, situação que deixa as pessoas suscetíveis à gripe. Para aproveitar o tempo com saúde, o médico do Trabalho do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Ediney Espínola, alerta sobre os cuidados necessários contra a doença.

A gripe pode ser grave e até mesmo fatal em casos mais extremos. Por isso, Espínola destaca a vacina como medida mais eficaz contra a doença, causada pelo vírus da influenza. “A imunização é imprescindível no combate ao vírus. A chance de contraí-lo é maior entre pessoas que não estão imunizadas. Não há receita milagrosa que ajude a se proteger. A vacina é a melhor escolha”, afirma o profissional.

Todas as pessoas a partir dos seis meses de idade devem tomar uma dose anualmente, especialmente os idosos, gestantes, crianças pequenas, profissionais da saúde e portadores de enfermidades crônicas, que compõem o grupo considerado mais vulnerável e têm maior risco de desenvolver complicações decorrentes da gripe, como pneumonia, sinusite, otite, entre outras.

A vacina não intimida as demais doenças respiratórias, como Covid-19. Por isso, ao apresentar sintomas, o recomendado é fazer higienização das mãos o máximo de vezes possível com água e sabão, usar máscara, evitar aglomerações, manter sempre os ambientes ventilados, além de limpos.

O médico traz ainda outras medidas necessárias que ajudam na prevenção da influenza, como uma alimentação equilibrada e ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia. “O prato precisa estar colorido com ingredientes ricos em carboidratos, proteína, vitaminas, minerais e fibras que ajudam a manter a imunidade alta. Não podemos esquecer também de manter o corpo hidratado. Não é porque está chuvoso que não devemos beber água”, ressalta.

Trabalhadores protegidos

Ao estar blindado contra o vírus da influenza, é possível aproveitar melhor as belezas que somente o outono promove. Com mais saúde e qualidade de vida, você pode curtir a garoa, apreciar as folhas em tons amarelos e avermelhados que caem no chão. Dá para ir ao mercado em busca das frutas da estação e saborear sem medo um abacate, ameixa, banana, pera, uva e outras opções.

Sem gripe, as empresas também são beneficiadas, pois há diminuição no absenteísmo, ou seja, as ausências nos postos de trabalho em razão de problemas de saúde diminuem consideravelmente. “Quando o trabalhador está protegido, ele fica mais assíduo na empresa e, consequentemente, é garantia de sucesso para a indústria, que mantém ou até mesmo aumenta sua produção, porque não sofre com afastamento de colaborador por razões de saúde”, diz o médico.

Com foco em manter as indústrias produtivas com seus trabalhadores protegidos da gripe, o Sesi MT dispõe em seu portfólio de serviços das vacinas trivalente e quadrivalente, que previnem 3 e 4 tipos de vírus da influenza, respectivamente. Confira o serviço neste link.

A coordenadora de Saúde e Segurança no Trabalho do Sesi MT, Gabriela Laurito, explica que a equipe vai até a empresa e imuniza os trabalhadores no local, a partir de 20 trabalhadores. “Somos especialistas em vacinação. Facilitamos para o trabalhador e levamos a vacina até ele com o objetivo de otimizar o tempo e promover mais saúde no ambiente laboral”, conta.

FONTE: SESI-MT – ​​Serviço Social da Indústria