Estudantes têm até quarta-feira (26) para efetivar matrícula na 18ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro

Estudantes que se inscreveram para a 18ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro têm até quarta-feira (26.07) para efetivar a matrícula no site do programa, promovido pela Câmara dos Deputados. A data marca o início a etapa local do programa, que contará com uma jornada de aprendizagem cidadã a ser realizada na plataforma de cursos da Câmara.

“A efetivação da matrícula é feita a partir de um link que cada inscrito recebeu na sua conta de e-mail. É importante que todos os estudantes que se inscreveram para o programa concluam a matrícula, para que possam acessao ao curso”, explica Valtricia Frozi, da Coordenadoria de Ensino Médio da Seduc.

Segundo ela, de Mato Grosso participarão 40 jovens com idade entre 16 e 22 anos, selecionados entre os que se inscreveram e que estão matriculados nos Ensinos Médio e Técnico Integrado ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Rede Estadual de Ensino. De todo o país serão 1.080 jovens nesta edição.

Na etapa local, que ocorre entre 26 de julho e 10 de setembro, os estudantes participarão da jornada de aprendizagem, que se inicia com pesquisa sobre políticas públicas municipais, estaduais e nacionais relacionadas ao aspecto do tema que foi escolhido. Nessa fase exploratória também deve ser feita uma escuta de outros jovens do mesmo município, bairro ou cidade, para entender melhor a realidade e compreender as necessidades, os anseios e as propostas da juventude local.

A etapa estadual ocorre 23 de outubro a 10 de novembro, quando será realizada votação popular das propostas apresentadas pelos estudantes da rede, além de avaliações de especialistas indicados pela organização.

“Nessa fase, o estudante terá a oportunidade de sintetizar seus aprendizados em um discurso, ampliando sua voz e representando outros jovens de seu estado”, resume Valtricia.

Já na etapa final, prevista para ocorrer de 05 a 07 de dezembro, em Brasília, o desafio é ampliar as vozes da juventude de todos os estados brasileiros, elaborando a “Carta do PJB à Câmara dos Deputados”.

O legislativo irá custear para os jovens selecionados e seus professores apoiadores as despesas de passagem aérea, hospedagem, alimentação e transporte para o evento.

Veja no LINK mais informações no site oficial do PJB.

 

Rui Matos | Seduc-MT

Wesley Rodrigues