Exame encontra formol em salmão comprado no Extra  no Litoral de SP

Substância é altamente nociva aos seres humanos. Homem chegou a comer um pedaço do salmão para atestar se o peixe, que exalava um forte odor, estava estragado. Extra diz as alegações não condizem com as normas e procedimentos e que irá colaborar com as apurações. Peça de filé de salmão com pele estava com formol, segundo apontou laudo toxicológico.

Uma família está pedindo indenização por danos morais ao Extra, na Justiça, após identificar a presença de formol em uma peça de peixe comprada em um mercado da rede em Santos, no litoral de São Paulo. O Extra informou que as alegações não condizem com as normas e procedimentos e que irá buscar mais informações a respeito para colaborar com as apurações para elucidar os fatos.

O processo tramita na 6ª Vara Cível de Santos desde o fim de outubro. Ao g1, o perito criminal Fernando Soares Salles contou que a filha dele, de 29 anos, comprou pouco mais de 1 kg de filé de salmão com pele, por R$ 89,57, no dia 11 de setembro.

A validade, apontada na etiqueta impressa no momento da pesagem, indicava que o alimento deveria ser consumido até o dia 13. No mesmo dia da compra, a esposa decidiu preparar o peixe para jantar com a família, mas, ao retirá-lo da embalagem, sentiu um forte odor. Fernando, para checar se o alimento estava realmente estragado, decidiu experimentar um pedaço. Ele achou o gosto estranho e não comeu mais.

No dia seguinte, ele passou mal, com náuseas e vômitos, e precisou procurar atendimento médico, quando foi diagnosticado com infecção alimentar. Ex-funcionário diz que Extra reembala carne vencida para venda no litoral de SP Salmão analisado tinha formol, segundo apontou laudo toxicológico No dia seguinte à compra, com o restante do filé de peixe ainda na embalagem, o perito tirou o salmão da sacola e o lavou, na tentativa de tirar o odor dele, sem sucesso. Então, ele voltou ao supermercado com a nota fiscal e questionou os funcionários sobre o motivo do fedor. Eles tentaram trocar a peça por outro alimento. “O funcionário trata isso com normalidade.

Disse que, se estava estragado, ‘a gente troca’. Mas eu disse que não era questão de troca, era questão de crime contra a saúde pública”, relata. Fernando acionou a Vigilância Sanitária e, também, a Polícia Militar, para registrar a ocorrência. Análise de filé de salmão mostrou indícios de formol para conservar alimento. Em seguida, Fernando levou o salmão à também perita criminal Paula Carpes Victorio, pensando que poderia haver algum tipo de conservante, e querendo provar que o filé estava, de fato, impróprio para consumo.

No entanto, o laudo toxicológico o surpreendeu, pois indicou estado avançado de putrefação e alto teor da substância formaldeído, popularmente conhecida como formol. “Quando ingerido, em condição aguda, pode ser um depressor do sistema nervoso central”, aponta a perita no laudo. “Por conseguinte, náuseas, tonturas e desmaio podem ocorrer. Independentemente da dose ingerida e do estado clínico do indivíduo, a exposição é potencialmente fatal”, escreveu. Análise de filé de salmão mostrou indícios de formol para conservar alimento.

O laudo aponta que a amostra analisada tinha coloração característica, apresentando pontos acinzentados, de odor fétido, imprópria para consumo humano; presença de formaldeído, substância altamente tóxica, oferecendo risco de intoxicação potencialmente fatal; e por último, concluiu que o estado de putrefação foi mascarado pelo emprego do adulterante formaldeído, para que a apresentação final ao consumidor seja de um produto de qualidade e saudável.

O uso de formaldeído para adulterar a apresentação da qualidade do produto ao consumidor é expressamente proibido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na Portaria nº 185/1997.

Além da indenização por danos morais, a defesa da família pede que o Ministério Público apure um suposto crime contra a saúde pública na ação do supermercado. Vigilância Sanitária A Secretaria de Saúde de Santos informou que não há registro desta ocorrência. O órgão também ressaltou que, em caso de qualquer irregularidade, o munícipe deve entrar em contato com Vigilância Sanitária via Ouvidoria Pública pelo telefone 162 ou no site da Prefeitura de Santos para o registro da reclamação.

Salmão analisado tinha formol, segundo laudo toxicológico

Extra Procurada pelo g1, em nota, a rede informou que as alegações não condizem com as normas e procedimentos operacionais relativos à qualidade e segurança alimentar previstos nas suas políticas internas e recomendados pelos órgãos competentes, e disse, ainda, que irá buscar mais informações a respeito para colaborar com as apurações para elucidar os fatos.

 

POR; G1