Governo do estado apresenta Plano de Ação Regional a lideranças dos 11 municípios do Consórcio Portal da Amazônia.

O presidente da Câmara Municipal de Guarantã do Norte, vereador Valcimar Fuzinato, participou na manhã desta quarta-feira, 06 na Câmara Municipal de Nova Santa Helena, da reunião Estratégica do Plano de Ação Regional.

O evento é resultado do circuito empreendedor realizado pelo governo de Mato Grosso em 2.021, que identificou fragilidades e desigualdades nas diferentes regiões do estado. O governo do estado sob a coordenação da SEDEC-MT preparou um Plano de Ação a ser implantado e desenvolvido em parceria com os municípios dos Consórcios.

O Plano de Ação foi apresentado pela equipe de governo com Técnicos da SEDEC-MT, SEAF-MT, SEMA-MT, INDEA, EMPAER, INTERMAT, DESENVOLVE-MT, PGE-MT e JUCEMAT.

“Vejo como uma maneira estratégica e inteligente de promovermos o desenvolvimento regional de forma integrada com olhar focado nas peculiaridades da nossa região, observando a vocação de desenvolvimento dos nossos municípios. O Plano de Ação apresenta soluções para alguns desafios que os municípios sozinhos têm muita dificuldade de implantar.

Entendo que a participação efetiva e integração das nossas lideranças regionais num dialogo harmônico e coeso com o governo do estado vai facilitar a tomada das decisões e as ações que contribuirão para o desenvolvimento de toda região. Parabéns ao secretário Celso por estar capitaneando esse trabalho e por estar apresentando soluções para os problemas que todos os municípios enfrenam.” Comentou Valcimar Fuzinato.

Celso Paulo Banazeski, secretário Adjunto de Desenvolvimento Regional e coordenador do Programa comentou: “Foi uma reunião excelente, com participação de prefeitos, representantes das prefeituras e câmaras de vereadores. Os participantes entenderam o objetivo do Programa que vai fortalecer o consórcio. Vai poder ter Serviço de Inspeção Regionalizado, tanto o licenciamento ambiental como a inspeção sanitária.

Vamos fazer um trabalho muito forte na regularização fundiária. Apoio e facilitação do acesso ao crédito pelos empreendedores. Incentivar a prosperidade dos pequenos negócios tanto da agricultura familiar como das pequenas agroindústrias, onde muitos trabalham, às vezes, de forma clandestina sem terem a opção de crescer, esse programa vai ajudá-los a crescer melhorar a renda da família. Tenho certeza de que estamos no caminho certo, e com certeza o consórcio aderindo ao Programa vai ter resultados positivos principalmente para os que mais precisam.”

Fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável “Portal da Amazônia” os municípios de: Novo Mundo, Guarantã do Norte, Matupá, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Marcelândia, Itaúba, Colíder e Nova Canaã do Norte. O prefeito Paulinho Bortolini do município de Nova Santa Helena é o atual presidente do Consórcio.

Assessoria