INAC lança exame capaz de diagnosticar 24 viroses respiratórias

MT- Visando ofertar um diagnóstico inovador e exclusivo, o Setor de Biologia Molecular do INAC lança o exame painel molecular de vírus respiratórios capaz de realizar o diagnóstico diferencial de 24 viroses respiratórias simultaneamente e em um único exame (swab nasofaríngeo).

 

Além de avaliar o novo coronavírus (SARS-CoV-2) ele também detecta Influenza A, A-H1N1 e B e a variante A-H3N2 que está causando um surto de gripe (SG) em vários estados do Brasil.

 

As infecções respiratórias agudas, muitas vezes conhecidas no meio médico como “Sindrome gripal ou resfriado”, também muitas vezes chamadas de “viroses”, são infecções do trato respiratório alto e/ou baixo e estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade em pacientes pediátricos, idosos e imunocomprometidos.

 

Este diagnóstico precoce é capaz de diferenciar os principais agentes etiológicos das Síndromes Respiratórias Aguda Graves (SRAG) e a rapidez e assertividade no diagnóstico é necessária para o médico buscar um melhor desfecho clínico, principalmente nos casos de SARS-CoV-2 (COVID-19), H1N1, Vírus Sincicial Respiratório, Adenovírus, Influenza, etc. Nessas doenças o tempo faz a diferença no conhecimento, transmissibilidade do agente no convívio familiar e corporativo e ação médica.

A utilização das técnicas moleculares aumenta a sensibilidade, especificidade e a capacidade de múltiplos diagnósticos, possibilitando a liberação dos resultados em 24 horas.

Para mais informações acesse o site do laboratório através deste endereço (CLIQUE AQUI).

 

MÍDIA NEWS com OLHAR DIRETO