Indígenas Zoró concluem curso de assistente administrativo do Programa SER Família Capacita

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) formou a primeira turma de assistente administrativo da etnia Zoró, na Aldeia Zap Xurei, localizada na região Pacarana, no município de Rondolândia (a 1.065 km de Cuiabá). Com os certificados entregues aos estudantes, eles estão aptos a atuar no mercado de trabalho.

Os 38 formandos concluíram o curso por meio do Programa SER Família Capacita, idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e executado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT).

“Fiquei muito feliz e orgulhosa por essa conquista dos nossos irmãos com o curso de capacitação. Esse é o objetivo do programa SER Família Capacita, dar a todos a oportunidade de trabalho que encaixa em cada perfil. O curso de assistente administrativo será bem aproveitado na região. Com certeza todos terão o seu espaço. E que venha a próxima turma”, comemorou a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes.

A secretária da Setasc, Grasi Bugalho, ressalta que o SER Família Capacita é o maior programa social da história de Mato Grosso.

“O Governo do Estado pretende capacitar, cada vez mais, a mão de obra em Mato Grosso, dando uma oportunidade das pessoas mais vulneráveis, entrarem no mercado de trabalho e mudarem suas vidas. E a questão indígena é tratada com muito carinho, principalmente pela primeira-dama Virginia Mendes, que é a madrinha desses povos. É com muita alegria que vemos a primeira turma indígena concluir o curso”, afirmou a secretéria Grasi Bugalho.

Ela ainda destacou que o programa tem como prioridade a população vulnerável, e que o Governo do Estado pretende capacitar a população para dar oportunidade para as pessoas entrarem no mercado de trabalho e mudarem suas vidas.

A instrutora do Senai-MT responsável pelas turmas, Ligia Neiva, avalia que o conhecimento adquirido pelos alunos poderá trazer possibilidades de trabalho, principalmente com as iniciativas que já existem dentro da comunidade, como a cooperativa e a fábrica de castanhas.

“A formação profissional dá oportunidade para que as pessoas possam aprender uma profissão e consigam um emprego. Na cidade, esse curso é muito concorrido porque os trabalhadores precisam de qualificação para entrarem no mercado de trabalho. Da mesma forma é nas aldeias, onde os indígenas precisam de formação profissional para atuarem nas iniciativas. Quero parabenizar a primeira-dama de MT e o governador Mauro Mendes, que possibilitaram essa oportunidade para todos aqui”, reforçou.

Membro da Associação do Povo Indígena Zoró (APIZ) e um dos alunos concluintes, Gabriel Zoró agradeceu ao Governo de Mato Grosso e a primeira-dama de MT, Virginia Mendes, e ao Senai pela oportunidade de aprendizado que eles receberam.

Outro formando, Gilmar Zoró também agradeceu pelo curso ministrado na aldeia. “Quero agradecer a todos pelo curso. Eu gostei de todas as aulas, aprendi coisas que eu não sabia fazer. Por isso, esse curso foi importante para todos nós. Eu dou nota 10 para este curso”, disse.

O curso foi ministrado na própria aldeia, evitando o deslocamento dos estudantes para outros municípios, o que poderia gerar obstáculo para a conclusão da formação. Além disso, assegurou o fortalecimento de vínculos com os moradores por manter os membros próximos de suas tradições culturais.

O diretor regional do Senai-MT, Carlos Braguini, ressaltou que o Programa SER Família Capacita é fundamental para que as pessoas alcancem o protagonismo e conquistem postos de trabalho dignos.

“O Estado, em constante crescimento, precisa que a força de trabalho acompanhe essa evolução. Por isso, ofertar capacitação de qualidade para pessoas que não podem pagar faz com que a sociedade prospere como um todo”, finalizou.

Em agosto, mais 20 alunos da aldeia Zap Xurei concluirão o curso de Assistente Administrativo, sendo a segunda turma formada pelo Programa SER Família Capacita.

(Com informações da assessoria do Senai-MT)

Layse Ávila | Setasc-MT