Justiça manda banco oferecer atendimento preferencial

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O Banco Bradesco tem 30 dias para adequar a agência de Sorriso à regra preferencial. Medida foi imposta pela Justiça em ação movida pelo Ministério Público Estadual (MPMT). A decisão impõe que o caixa apresente, a título de adequação, letras e números maiores, tempo maior para digitação de dados e realização de operações, sob pena de multa diária.

Além disso, o banco também terá que ofertar no mínimo “um funcionário exclusivo e facilmente identificado para atendimento voltado a dirimir quaisquer dúvidas quanto à utilização do caixa eletrônico preferencial para idosos”.

O banco também foi condenado ao pagamento de R$ 5 mil a título de dano moral coletivo, com juros e correção monetária, montante a ser destinado ao Fundo de Reparação dos Bens Lesados.

Conforme informações do MPMT, a ação foi ajuizada em abril de 2023 pela 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sorriso, contra o HSBC Bank Brasil S/A, comprado pelo Bradesco em julho de 2016, visando ao cumprimento das garantias previstas na legislação. A ação foi recebida e o pedido de liminar concedido.