Motor desligado durante o voo desvia avião da Gol para Petrolina

As 182 pessoas a bordo de um voo da Gol Linhas Aéreas tiveram que refazer seus planos no último réveillon.

Programado para decolar de Juazeiro do Norte, Ceará, para o aeroporto Internaciona de Guarulhos, São Paulo, o Boeing 737-800, de matrícula PR-GXM, até decolou 4 minutos antes do previsto, às 17h06 da última sexta-feira (31).

Os primeiros 15 minutos do voo G3-1875 transcorreram normalmente, até que o motor número 2 da aeronave apresentou falhas.

A tripulação optou por desligar o motor, localizado no lado direito da aeronave  e desviou (alternou) a rota para Petrolina, em Pernambuco.

O pouso ocorreu em segurança cerca de 35 minutos após a decolagem.

Jatos como o envolvido no incidente são certificados para voar horas com total segurança em panes desse tipo. A alternância de pouso para um aeroporto mais próximo se dá justamente para criar mais uma opção de ação e garantir a segurança do voo.

O motor utilizado no Boeing 737-800 da Gol é o modelo CFM56, um dos mais utilizados no mercardo, fabricado pela Safran Aircraft Engines, anteriormente conhecida como Snecma, da França e da GE Aviation (GE) dos Estados Unidos.

De acordo com o Aviaton Herald, a aeronave da Gol envolvida no incidente permanecia em solo em Petrolina cerca de 21 horas após o pouso.

 

R7