Prazo para envio de diagnóstico do programa criança alfabetizada termina em 31 de julho

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça a importância de os gestores municipais estarem atentos ao prazo para a realização do diagnóstico de suas redes de ensino. Os Municípios que  já aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada têm até o dia 31 de julho para concluir o envio por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).

Para realizar o diagnóstico, é preciso acessar o site do Sismec, realizar o login com o CPF e senha ou acessar pela conta Gov.br.  Em seguida o usuário deve clicar no módulo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, preencher o Diagnóstico de Redes, clicando no número da questão e marcando a opção desejada de resposta. Logo após, clicar no botão “salvar” e no número da próxima pergunta, repetindo o procedimento a cada questão. Durante o preenchimento, é possível retornar e alterar a resposta, se for necessário. Entretanto, após concluir o preenchimento de todas as questões e clicar nas abas “Síntese” e “finalizar diagnóstico”, não será possível realizar alterações. Na aba “Síntese” é possível visualizar todas as questões e respostas preenchidas.

De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o diagnóstico permitirá a elaboração do Plano de Ações do Território Estadual (PATe) e da Política de Alfabetização do Território, responsáveis por alinhar as necessidades e especificidades de cada Município e contemplar as ações que compõem os eixos dessa nova Política.

Repasse de recursos
O repasse previsto pelo governo federal é de R$ 1 bilhão em 2023 e de mais R$ 2 bilhões nos próximos três anos e segundo o FNDE cerca de 4.400 Municípios já realizaram a adesão ao Compromisso. A adesão é voluntária e ocorre por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec).

Saiba mais sobre a adesão ao Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada.
Acesse a Cartilha do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada.

Da Agência CNM de Notícias