Profissionais da Saúde participam de capacitação com o tema “LINHA DE CUIDADO INTEGRAL À PESSOA IDOSA NO SUS, COM ÊNFASE NA UTILIZAÇÃO DA CADERNETA DO IDOSO E IVCF-20” em Guarantã do Norte.

Com o olhar voltado à proteção de idosos, a prefeitura de Guarantã do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está oferecendo a capacitação de profissionais de saúde no acolhimento e atendimento de idosos no município.

A capacitação que tem como tema “LINHA DE CUIDADO INTEGRAL À PESSOA IDOSA NO SUS, COM ÊNFASE NA UTILIZAÇÃO DA CADERNETA DO IDOSO E IVCF-20” é realizada pela da empresa Facilita Gestão Pública de Cuiabá, através da enfermeira técnica assistêncial, Gislaine Andreia.

Na capacitação que acontece no plenário da câmara municipal de vereadores, os Enfermeiros das ESF e ACS, que atuam na rede SUS, recebem informações e orientações que tem o objetivo de promover atualização de conhecimentos para os profissionais e garantir um atendimento humanizado e de qualidade à terceira idade.

A diminuição da capacidade funcional do corpo e da mente em razão do envelhecimento contribuem para o desenvolvimento de múltiplas fragilidades de pessoas idosas, como dificuldade de locomoção, perda auditiva e falta de interação social.

“Dados do ministério da saúde revelam que até 2030/2035 essa população terá um aumento significativo. Hoje nós temos 14% da população idosa, e até 2035 esse crescimento deve atingir os 20% dessa população, a gestão municipal a secretaria municipal de saúde vendo que essas vulnerabilidades expõem esse público, terá um grande avanço no atendimento após essa capacitação” informou Gislaine Andreia.

Enfermeira Leidiane Costa de Oliveira, é quem está a frete da implantação Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional para avaliação da pessoa idosa nos PSFs da cidade e da zona rural do município. “o IVCF-20 já está em fase de implantação no município, por meio dele vamos conseguir fazer um levantamento para que os profissionais possam ter o conhecimento de que forma de atendimento a ser ofertado a cada um deles” comentou a enfermeira Leidiane Costa de Oliveira.

Coordenadora hospitalar da secretaria de saúde, Leila Hosana Barbosa

disse que esse é um projeto inovador que vem para atender a população idosa no município. “esta capacitação visa aprofundar e discutir os conceitos fundamentais para garantir os direitos da pessoa idosa. Com isso, garantimos um atendimento de qualidade no âmbito do Sistema Único de saúde em Guarantã do Norte o SUS” destaca a Coordenadora hospitalar Leila Hozana.

Por: Ademir Junior

Fonte: Assessoria de comunicação

Foto: Marcos Vinícius