Secretaria Municipal de Saúde e Comitê Mulher do Sicredi promoveram a roda de conversa “Agosto Lilás” em Guarantã do Norte.

Criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 07 de agosto de 2006, para combater e inibir os casos de violência doméstica em nosso país, a campanha “Agosto Lilás” trata único e exclusivamente da Conscientização e Combate à Violência Contra a Mulher.

Para que a sociedade esteja engajada e consciente nesta luta, com cada um fazendo a sua parte para combater este crime, a prefeitura municipal de Guarantã do Norte, através da secretaria municipal de saúde em parceria com o comitê mulher do Sicredi, realizou a Roda de Conversa agosto lilás.

Centenas de pessoas, homens e mulheres e estudantes de faculdade, participaram da iniciativa que aconteceu no centro de eventos Renan de Muriez. Na abertura ouve a apresentação de um vídeo da Tenente Coronel Emirella, que é coordenadora da polícia comunitária dos direitos humanos e patrulha maria da penha em Mato Grosso. No palco o grupo da igreja Ibcol, retratou através da peça teatral a dura realidade vivida em muitos lares atualmente, uma mulher que, entre os trabalhos de casa e ocupações profissionais, sofre a violência psicológica provocada pelo marido.

A secretária de saúde Letícia Camargo, foi a mediadora da roda de conversa, que contou com o palestrante Promotor de Justiça Dr. Carlos Frederico Régis de campos, Delegado Regional, Dr. Waner dos Santos Neves, Delegado de Itaúba, Dr. José Getúlio Daniel, Advogada Dr Edilaine Lopes Pereira e a Psicólogo Dra. Laís Keli Ferrete.

Representante do Comitê Mulher do Sicredi, Daniele Enzreiler, disse que a instituição tem buscado parcerias e desenvolvido ações, para que todos juntos possam trabalhar a transformação social e o incentivo ao respeito e defesa dos direitos às mulheres.

Secretária de saúde Leticia Camargo, avaliou como altamente positiva a participação e interesse da sociedade em participar da campanha, em especial do debate sobre a Conscientização e Combate à Violência Contra a Mulher.

O vice-prefeito Marcio Caovilla que esteve presente no evento, destacou a importância da roda de conversa Agosto Lilás, que faz parte da programação da campanha Agosto Lilás, uma campanha nacional de conscientização sobre a violência doméstica e familiar.

Autor: Ademir Junior

Fonte: SMS GTÃ do Norte

Foto: SMS GTàdo Norte

 

 

 

 

 

 

 

Assista ovídeo. reportagem Ademir Junior