Senador pede que TCU barre contrato de concessão da BR-163

O senador Carlos Fávaro (PSD-MT) pediu que o Tribunal de Contas da União (TCU) suspenda contrato da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com o Consórcio Via Brasil, vencedor da concessão de mais de mil quilômetros das BRs 163 e 230, entre os municípios de Sinop, no Mato Grosso (MT), e Miritituba, no Pará (PA).

No pedido, o parlamentar defende que a Corte suspenda imediatamente a assinatura do contrato, até que fique comprovada a capacidade econômica do grupo de empresas para realizar as intervenções previstas no acordo.

Fávaro destacou que a Via Brasil possui duas concessões para a exploração de rodovias estaduais em Mato Grosso, a MT-208 e a MT-320, totalizando 188 quilômetros e ligando os municípios de Alta Floresta/MT, Carlinda/MT, Nova Canaã do Norte/MT, Colíder/MT e Nova Santa Helena/MT à BR-163.

“Nos dois casos, está claro que as empresas integrantes do consórcio não possuem condições técnicas e financeiras para assegurar a trafegabilidade das vias. Com isso, o cidadão mato-grossense tem sofrido muito com o péssimo serviço prestado. A única coisa que funciona é a cobrança do pedágio. O resto é abandono”, pontuou o senador.

Precariedade

 

Para demonstrar a realidade das duas concessões, o senador apresentou relatos sobre a existência de enormes buracos nas vias, que oferecem risco à segurança de quem trafega por elas. O senador reforça que, no caso da concessão federal, estão previstos investimentos, por parte da concessionária, de R$ 3 bilhões pelos próximos 5 anos.

Além disso, o traçado da rodovia federal passa por terras indígenas e sítios arqueológicos, o que vai demandar outros investimentos, de aproximadamente R$ 350 milhões. “Se a concessionária não tem condições de cuidar de menos de 200 quilômetros de duas rodovias estaduais, está claro que não há capacidade técnica e financeira de uma obra desta magnitude”.

 

Por; Correio Braziliense