Servidores públicos em Sinop protestam em frente a prefeitura e cobram concurso

Só Notícias/Ana Dhein (fotos: Só Notícias)

O Sindicato dos Servidores Públicos de Sinop mobilizou centenas de servidores, esta manhã, em frente a prefeitura, na paralisação pela defesa de concurso público municipal. O presidente do sindicato, Adriano Perotti, explicou, ao Só Notícias, que a manifestação reflete a “insatisfação de todos os servidores do município com a atual gestão do prefeito Roberto Dorner.” “Há três anos a gente vem tentando manter um diálogo, tentando avançar em algumas pautas prioritárias e a gestão pouco se importou de tentar resolver. Então, hoje, infelizmente, culminou nesse evento aqui que prova a insatisfação dos servidores. Aqui a gente tem servidor (das secretarias) da Educação, da Obras, da Saúde, da Finanças, enfim, de todas as secretarias protestando em defesa dos direitos do servidor público e em defesa de concurso público, de uma melhor saúde financeira do Previ Sinop (previdência municipal). São várias pautas que a gente tem travadas com a gestão, que desde o início de janeiro, quando o prefeito assumiu o mandato dele, a gente vem tentando negociar e não se avança”, detalhou o presidente.

Na última sexta-feira, o prefeito Roberto Dorner anunciou, através de suas redes sociais, que a prefeitura lançará novo edital de concurso para preenchimento de vagas efetivas na administração municipal. Adriano Perotti disse que as questões institucionais devem ser tratadas de “forma oficial e não oficiosa, e a forma oficial é documento. Em momento algum o prefeito pôs em documento que vai fazer um concurso público. Não colocou data, não colocou quais são os cargos, quantas pagas vão ter, qual é a empresa que foi licitada, se é que já tem licitação para fazer esse concurso”. “O que a gente precisa é de garantia e atual gestão, infelizmente, ela não passa a segurança e não dá essa garantia para o servidor público, então é muito fácil ir para a rede social e dizer que eu vou fazer um grande concurso público. Quando? Faltando nove meses para acabar a eleição? Faltando seis meses para acabar a gestão? Faltando seis meses para o período eleitoral?”, criticou o dirigente. “Quais são os cargos? Quais são as vagas? Qual é a empresa que vai fazer esse concurso? Para licitar uma empresa no mínimo 90 dias e a gente não têm conhecimento de ter licitação em andamento para concurso público. Então, promessas existem bastantes, agora, no papel mesmo a gente não tem nada definido”.

Atualmente, a prefeitura de Sinop tem cerca de 2,5 mil servidores efetivos concursados, aproximadamente 500 contratados diretamente por teste seletivo e mais de 1,2 mil terceirizados. O sindicato também critica a quantidade de terceirizados e defende o concurso para diminuir as terceirizações.