Sesp entrega novos rádios digitais ao Corpo de Bombeiros para comunicação eficiente entre forças de segurança

Assessoria | CBMMT

Mayke Toscano/Secom-MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) recebeu, nesta quinta-feira (21), 44 novos rádios digitais da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

A entrega foi realizada pelo secretário-adjunto de Integração Operacional, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, no gabinete do Comandante-Geral do CBMMT, coronel BM Alessandro Borges Ferreira.

A digitalização da radiocomunicação representa um avanço para as forças de segurança pública e é uma ação da Coordenadoria de Telecomunicações e Sistemas da Sesp.

Foram entregues 34 rádios portáteis e 10 rádios móveis para viaturas.

“A digitalização do sistema de radiocomunicação no estado é um marco muito importante para as forças de segurança pública, principalmente se tratando de áreas rurais, onde há dificuldade maior de comunicação entre as equipes. O rádio digital quebra essas barreiras, permitindo uma comunicação eficiente entre as equipes e garantindo melhores resultados nos atendimentos.”, destacou o coronel BM Alessandro Borges Ferreira.

O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Cesar Roveri, afirmou que a comunicação segura é fundamental, pois permite a integração entre as forças e mais agilidade na prestação de serviços à população.

“O Governo do Estado investiu R$ 90 milhões e dotou todas as forças de segurança com o que há mais moderno e seguro em radiocomunicação digital no país. Hoje, as polícias falam entre si em qualquer lugar do estado sem a preocupação de que o sinal possa estar sendo copiado por criminosos, como acontecia até pouco tempo. Esse era um sonho de muitos anos que concretizamos em 2023”, disse.

Roveri lembrou que, além de todas as viaturas de rádios digitais e criar centrais de integração das chamadas no interior, o projeto de comunicação digital inclui uma Estação de Rádio Base(ERB) móvel utilizada nas operações do Corpo de Bombeiros no combate a incêndio no Pantanal.