Sinop sedia 2ª edição da Oficina de Planejamento Regional Integrado de MT

Autor: Daiane Stela / assessoria

Iniciou hoje (12) e segue até amanhã, a II Oficina de Planejamento Regional Integrado (PRI) do estado de Mato Grosso. O evento está sendo realizado na Câmara Municipal de Vereadores, e conta com a participação de representantes do Governo Federal, Estadual e Municipal de 35 municípios que fazem parte da Macrorregião Norte, e da Secretaria Estadual de Saúde. O encontro visa promover uma abordagem colaborativa para enfrentar desafios e explorar oportunidades no contexto do desenvolvimento integrado. A PRI emerge como um espaço vital para a coordenação de esforços, compartilhamento de conhecimento e formulação de estratégias que promovam o crescimento sustentável e inclusivo

Com a crescente complexidade dos problemas regionais, a II Oficina de PRI tem uma agenda diversificada, onde os participantes terão a oportunidade de trocar experiências, apresentar sugestões em busca de melhorias, fortalecimento do Sistema Único de Saúde e melhores práticas para colaborar com a definição de diretrizes para o futuro.

“Estamos honrados em sediar a II Oficina de PRI em Sinop. É uma oportunidade única para fortalecermos nossa colaboração regional, compartilharmos ideias e impulsionarmos o desenvolvimento sustentável em nossa área”, afirmou o médico Alessandro Oliveira coordenador do núcleo de Saúde Mental de Sinop.

“O PRI é uma iniciativa do Ministério da Saúde para desenvolver uma rede de atenção à saúde abrangente, abordando desde a atenção primária até a terciária. A II Oficina em Sinop reuniu tem como meta identificar as necessidades da população, definir diretrizes e começar a desenhar a Rede de Atenção à Saúde. O objetivo é garantir um acesso mais eficiente aos serviços de saúde, promovendo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS): que é universalidade, integralidade e equidade”, pontuou Oberdan Ferreira Coutinho Lira, que é secretário adjunto de Gestão Hospitalar e Chefe do Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados.

O Superintendente de Saúde do Estado de Mato Grosso, Altir Peruzzo, ressaltou a importância do evento como parte do processo de regionalização da saúde. Ele destacou os desafios enfrentados devido às vastas dimensões e às diversas realidades do estado.

“São necessárias organização e colaboração entre governos, trabalhadores e usuários para otimizar o uso dos recursos disponíveis. É importante a regulação e a coordenação de serviços para garantir uma resposta eficaz às necessidades da população. Que esse evento contribua para construir um sistema de saúde mais organizado e eficiente”, enfatizou Peruzzo.