80 postos de saúde em SP terão energia solar

Governos e empresas buscam alternativas elétricas frente o aumento constante da conta de luz e a dependência das hidrelétricas. Com esse objetivo 80 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade de São Paulo serão abastecidas por meio da energia solar.

As 80 unidades, dispostas pelas seis regiões da cidade, receberão os painéis solares e respectivos equipamentos a partir de 2024. Veja a distribuição das UBSs por região da cidade de São Paulo:

 

-Zona Norte: 16 UBSs e uma AMA/UBS Integrada

-Centro: 2 UBSs

-Zona Leste: 27 UBSs e 5 AMAs/UBSs Integradas

-Zona Oeste: 7 UBSs, 2 AMAs/UBSs Integradas e 1 AMA/Ambulatório de Especialidade

-Zona Sudeste: 13 UBSs

-Zona Sul: 6 UBSs

 

Programa Municipal de Energia Limpa

 

A instalação da energia solar nas unidades de saúde faz parte de um programa da prefeitura de São Paulo para implementar a energia renovável por toda a cidade.

Para instalação e administração da energia solar nas UBSs, a prefeitura de São Paulo firmou um consórcio por meio da PPP (parceria público-privada) com a empresa Quantum e a consultoria Houver.

A prefeitura da capital paulista espera economizar R$ 65 milhões em 25 anos. Para cobrir o consórcio a prefeitura pagará R$ 171 mil por mês durante a duração da PPP.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) projeta que com a iniciativa 72.594 toneladas de CO2 à atmosfera terrestre durante os próximos 25 anos.

“Temos 469 UBSs e 80 delas darão uma economia de mais de 1 milhão de árvores, além do ganho financeiro”, afirma o prefeito Ricardo Nunes.

 

Com informações de Folha de São Paulo.