Neri Geller é nomeado secretário no Ministério da Agricultura
Pablo Rodrigo

[email protected]

Chico Ferreira

O ex-deputado federal Neri Geller (PP) foi nomeado como o novo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária do gover no Lula (PT). A nomeação foi autorizada pelo ministro Carlos Fávaro (PSD) e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (22).

 

O retorno de Geller para a vida pública acontece após ele recuperar os direitos políticos reestabelecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na semana passada, quando anulou sua cassação.

 

Neri Geller, que já foi ministro da Agricultura no primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff em 2014, retorna ao cargo que ocupou quando Blairo Maggi (PP) ocupou o cargo de ministro do governo do ex-presidente Michel Temer (MDB) entre 2016 e 2018.

 

Geller afirmou que pretende aproximar as entidades do agronegócio com o governo Lula (PT), como Associação dos
Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT).

 

O aceno de Geller chega no momento em que uma parte do setor enfrenta problema com a queda na produção da da soja por falta de chuva.

 

“O Lula é receptivo ao setor, a demonstração clara e firme foi a votação da lei de defensiva agrícola. E eu faço um chamamento para o pessoal da Aprosoja que muitas vezes tanto critica o governo. E eu prometi, falei que iria ajudar nas pautas importantes do setor e ajudamos, votamos a lei do licenciamento, votamos a lei do defensivo agrícola”, afirmou.

 

Segundo ele, o governo pretende modernizar a agricultura no país e lembrou que a lei que aprovou o defensivo agrícola teve o apoio do governo.

 

“Tanto que um voto só foi contrario só. No governo do presidente Bolsonaro nos não conseguimos aprovar porque que era só confusão, era só briga, era só pancadaria, era só rede social, fake fake News News’, completou se referindo ã gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem o apoio da maioria do setor do agronegócio.

 

Ele também afirmou que a pauta do governo será o total apoio aos produtores e pediu para esquecerem as chamadas pautas ideológicas.

 

“O governo Lula está dando certo e essa aproximação do setor é para que essas pessoas que têm uma discussão ideológica, tão pesada, parem com essa confusão, não se fechou nenhuma igreja e não vai se fechar. O Lula, pelo contrário, ele estimulou no governo passado dele a religião e vai continuar estimulando. Não tem motivo nenhum para nós estarmos brigando: Vamos trabalhar para ajudar o setor e ajudar a agricultura e a economia do estado”, concluiu.

 

Neri retorna à cena política após ter ficado de fora da composição do governo Lula por pendências com a Justiça Eleitoral Ele foi cassado. Contudo, há poucos dias conseguiu reverter a decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).