Prefeitura de Sorriso decreta situação de emergência nas áreas afetadas pela estiagem

O prefeito Ari Lafin assinou, esta tarde, situação de emergência em Sorriso nas áreas afetadas pelo longo período de estiagem nos últimos 120 dias. “As chuvas abaixo da média para os meses de novembro e dezembro, combinadas com meses seguidos de estiagem e ondas de calor foram as principais causas da decisão tomada em conjunto com a Administração, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e a Comissão de Monitoramento Climático”, diz o comunicado.

O texto do decreto, assinado pelo prefeito, cita que a estiagem traz expressivos resultados econômicos e sociais, com intensidade no que diz respeito à redução na produção de soja, milho, algodão e feijão, totalizando perdas significativas nas propriedades rurais e que a Defesa Civil recomendou a situação de emergência. Sorriso é uma dos principais produtores do Brasil com a produção agrícola estimada em 630,00 mil hectares.

O documento reforça a ação justificando que a chuva mensal acumulada, nos meses de setembro a dezembro do ano de 2023 perfaz a quantidade 399.2 mm, sendo que a média histórica, no mesmo período, seria de aproximadamente 1000mm.

 

Redação Só Notícias (foto: assessoria)