Programa Mais MT Muxirum incentiva adultos a aprender a ler e escrever em Guarantã do Norte

O Programa Mais MT Muxirum em Guarantã do Norte através da Secretaria de Educação Cultura e Desporto, teve início no mês de março com a busca ativa dos alunos juntamente com os alfabetizadores, o objetivo do programa do Governo de Mato Grosso em parceria com os municípios é aumentar o índice educacional entre jovens e adultos em cinco anos. O público-alvo são pessoas com mais de 15 anos, desta forma a educação oportuniza realização de sonhos.

As aulas estão sendo realizadas na escola Urbanas e do Campo, entre elas estão Santa Marta, kreen Akarore, 13 de maio, Base Aérea, Novo Horizonte e atendimentos domiciliares com aproximadamente 120 alunos no total.

“Esta parceria entre Estado/município é uma ótima oportunidade e esperamos que mais pessoas possam ter a mesma determinação destes alunos que estão frequentando. Sabemos que muitos queriam frequentar a escola e não tiveram a oportunidade para aprender. Eu desejo que façam um bom proveito deste aprendizado que é único e não tem hora para começar.” Disse a Secretaria Diane Tonon Caovilla.

“Quando eu era criança, não tive a oportunidade de ir para escola, tudo era muito difícil, tinha que trabalhar, meu pai achava que estudar não era importante e nos que era menina aí que não podia mesmo. A gente que não sabe ler, passa muita vergonha. Mas agora tenho a oportunidade de aprender e perto de casa ainda. Estou ansiosa e graças a Deus eu vou conseguir saber ler e escrever”, conta emocionada Beatriz Oishi Tomazzi de 55 anos.

Programa Mais MT Muxirum.

Palavra do tupi guarani que significa “mutirão”, “fazer juntos” – possui o desafio de erradicar o analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos, no Estado de Mato Grosso, nos próximos cinco anos, que não tiveram acesso à escola no tempo certo, tendo agora a chance de aprender a ler e escrever.

Por: Katia Brambilla Assessoria de Pedagógica Mais MT Muxirum

Fonte: SMECD

Fotos: SMECD