Quem é o empresário preso em GO por mandar incendiar helicópteros do Ibama no AM

Um empresário foi preso nessa quarta-feira (2), em Goiânia (GO), suspeito de ser o mandante do incêndio criminoso de dois helicópteros do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ocorrido em Manaus (AM), no dia 24 de janeiro deste ano.

g1 ainda não conseguiu contato com a defesa do empresário.

Qual o nome dele?

 

O empresário se chama Aparecido Naves Junior, e tem 35 anos. Ele é de Goiânia, capital de Goiás.

Qual é a atividade dele?

 

De acordo com a PF, a investigação constatou que ele tem ligação com atividade ilegal de garimpo na terra indígena Yanomami, em Boa Vista (RR).

Ele também trabalha no ramo de leilão de veículos e venda de peças e acessórios para motos. Ele é um dos donos de uma empresa de peças de motos chamada Naves Miranda Auto Peças, de Abadia de Goiás (GO).

Onde ele foi preso?

Ele foi preso nessa quarta-feira em uma casa de alto padrão, no condomínio Jardins Lisboa, em Goiânia. No local, havia carros de luxo.

Segundo a PF, dias antes do ataque aos helicópteros, ele esteve em Manaus. Dias depois, seguiu para Boa Vista (RR) e, então, voltou a Goiânia.

Qual a participação dele no crime?

 

Ele teria planejado o ataque como forma de represália às operações que o Ibama e a PF realizaram em 2021 contra o garimpo ilegal. Outros cinco homens foram presos suspeitos de envolvimento no incêndio criminoso.

A Polícia Federal informou que chegou até Aparecido após identificar o carro que ajudou na fuga dos homens que incendiaram os helicópteros. O motorista foi preso. Em seguida, os dois homens suspeitos de atearem fogo nas aeronaves também foram presos.

Eles apontaram outros dois homens que teriam encomendado o crime. Segundo a PF, os cinco homens presos, na semana passada, apontaram o empresário como mandante do incêndio criminoso.

 Por; g1