Sesp promove programação especial a 30 crianças atendidas pelo Rede Cidadã

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) proporcionou um dia especial de férias para 30 crianças de Cuiabá e Várzea Grande, atendidas pelo programa Rede Cidadã. Nesta quinta-feira (27.07), elas tiveram um dia cheio de brincadeiras e aprendizados sobre questões sustentáveis no Shopping Estação.

Acompanhados por sete profissionais da Rede Cidadã e cinco do centro comercial, crianças entre oito e dez anos puderam experimentar a patinação no gelo e visitar projetos sustentáveis elaborados pelo shopping. A programação especial ainda contou com almoço e sobremesa, ingresso para o cinema, acesso a parques de diversão e lanche da tarde.

De acordo com a coordenadora do programa, Wilma Wellen Camilo Fernandes, dos participantes, nenhuma das crianças havia praticado patinação antes, e poucas haviam tido a oportunidade de ir ao cinema.

Segundo ela, o evento atua em prol de uma memória positiva para as crianças que tiveram autorização dos pais para participar, e foi bem recebido por todos os participantes, que se mostraram felizes ao participar das atividades propostas.

“Além de trazer alegria, que é proporcionada a eles, essa ocasião traz, também, expectativas e sonhos de que eles tenham condições de vida melhores para presenciar mais desses momentos. É uma experiência única e que as crianças vão levar para o resto da vida. Com certeza vai modificar a forma delas verem as oportunidades da vida”, afirma a coordenadora.

Rede Cidadã

A Rede Cidadã é um projeto que atende crianças e adolescentes entre oito e 18 anos em situação de vulnerabilidade, que apresentam algum fator de risco social, como evasão escolar, violência doméstica nos lares e pais cumprindo pena de privação de liberdade.

O programa utiliza atividades artísticas, esportivas, culturais e capacitações com o objetivo de prevenir de forma primária, secundária e terciária que seus beneficiados atuem na criminalidade.

O objetivo do programa é que todos os 383 beneficiados de Cuiabá e Várzea Grande participem da experiência, divididos em grupos de 30, com idades entre oito e 18 anos, uma vez por mês. A visita desta quinta-feira foi um experimento a fim de firmar uma parceria com o shopping para que haja outras ações no local.

*Sob supervisão de Fabiana Mendes 

 

Larissa Azevedo | Sesp-MT