Fazendeiro é condenado a pagar R$ 30 mil a vaqueiro que perdeu a visão em MT

Um fazenda foi multada em R$ 30 mil depois que um funcionário perdeu a visão de um dos olhos enquanto cuidava do gado, em Jaciara/MT (a 146 km de Cuiabá). A Vara do Trabalho de Jaciara condenou os empregadores a pagar, além da indenização por danos morais, uma pensão de 25% da renumeração, até completar 65 anos ou até o falecimento, e os salários que deixou de receber.

O acidente ocorreu em janeiro de 2017, quando o vaqueiro escorregou da égua com o forte movimento que o animal fez, caiu e machucou o olho esquerdo, o que causou a cegueira. Segundo ele, não era da sua responsabilidade fazer aquele trabalho.

Porém, o juiz relator da condenação, Plínio Podolan, comentou que nem mesmo o empregador argumentou que o vaqueiro realizou “ato inseguro”. Segundo o magistrado, qualquer tipo de atividade agropecuária é classificada como de alto risco.

“No caso dos autos, o réu exerce atividade agropecuária, que independentemente do ramo, é classificada no mínimo como atividade de grau de risco 3, isto é, acima da média. […] Não há comprovação de que ele tenha agido em descumprimento das orientações empresariais. Ainda que tenha confirmado ter escorregado, não se demonstrou que tenha decorrido de imprudência, negligência ou imperícia”, disse.

Conforme apontou o juiz, se a exposição do trabalhador estiver acima do risco médio da coletividade em geral, caso aconteça algum acidente com o funcionário, cabe o empregador reparar os danos, independentemente de culpa ou dolo.

 

 

Por; Hiper Notícias