Piloto automático trava e mantém motorista “refém” por 500 km; modelo que sofreu a falha chega ao Brasil em breve

A China é o maior mercado do mundo quando o assunto são os carros elétricos. Além das últimas novidades do mundo dos EVs, o país também costuma ganhar as manchetes por casos bizarros. Um dos mais recentes envolve o modelo 2018 do SUV híbrido Haval H6.
Após o controle de cruzeiro simplesmente travar, o motorista foi obrigado a rodar por centenas de quilômetros sem conseguir parar o carro. Identificado como Lou, o condutor também alega que os freios pararam de funcionar.
Em resumo, o utilitário rodou a mais de 100 km/h sem parar. O caso foi divulgado pelo AutoHome. No momento do incidente, o motorista percorria um trajeto de cerca de 200 km. No meio do caminho, Lou notou que não estava conseguindo reduzir a velocidade do carro nem acionando o freio manualmente.
O motorista revelou que teve que conter o desespero da situação para procurar a ajuda das autoridades. A polícia chegou a entrar em contato com especialistas da Haval, que não conseguiram resolver o problema remotamente.
A solução foi viabilizar viaturas para escoltar o SUV desgovernado, evitando possíveis acidentes com outros carros. No fim do dia, Luo rodou 300 km além dos 200 km iniciais e só parou por pane seca, ou seja, quando o tanque de gasolina literalmente seca.
A boa notícia é que ninguém se feriu. Considerado um dos SUVs mais populares da China, o veículo foi recolhido pela Haval e passará por análises internas para investigar o que causou os problemas.
Atualização sobre o caso
Segundo as informações da GWM, diferente do reportado pelo AutoHome, o motorista não teria pisado nos freios durante o percurso. Com acionamento mecânico, o sistema teria se sobreposto a qualquer recurso eletrônico do carro.
Na prática, isso significa que o condutor não acionou os freios nenhuma vez nos quase 500 km.
Por; Olhar Digital
Imagem principal: Great Wall Motors/Divulgação