Pacaembu terá grama sintética, e reinauguração está prevista para janeiro de 2024

O meu, o seu, o nosso! Interditado para reformulação desde junho de 2021, o Estádio do Pacaembu já tem 40% das reformas prontas. A previsão de reinauguração é janeiro de 2024, na final da Copinha. Depois de muitas especulações sobre o futuro do Paulo Machado de Carvalho, a grande novidade é o gramado sintético que será instalado no campo.

A confirmação do gramado sintético aconteceu por meio da assessoria de imprensa da Allegra Pacaembu. “Confirmamos a informação de que o gramado será sintético, e isso foi decidido a partir de exemplos que fomos conhecer na Europa e nos EUA”, revelou a concessionária ao R7

A Allegra Pacaembu, concessionária responsável pela reforma e administração do Complexo Pacaembu desde 2020, afirma que o objetivo do projeto é “devolver para a cidade um espaço totalmente modernizado”. “O Pacaembu continuará sendo a casa do futebol paulistano, mas recuperará também pilares originais de cultura e lazer, além de potencializar o uso esportivo”, disse a concessionária ao R7, por meio de comunicado oficial

As intervenções nas arquibancadas leste e oeste foram iniciadas em março de 2022 e, com a renovação, abrigarão camarotes, espaços para eventos e hospitalidade, novos sanitários, áreas de alimentação, além de uma arena de eSports

Após o término das contenções, as arquibancadas laterais serão reconstruídas com a mesma geometria original, conforme projeto aprovado pelos órgãos de preservação do patrimônio histórico. A fachada histórica do estádio — arquibancada Norte (verde e amarela) — será totalmente restaurada

O complexo está abrigando de forma provisória um espaço chamado Pavilhão Pacaembu. Montado onde era o campo, ele recebe todo tipo de evento enquanto acontecem as obras. Em outubro de 2023 essa estrutura será desmontada e o estádio voltará a ter o gramado.

O Pacaembu continuará sendo a casa do futebol, mas também terá hotel, galeria de arte, hub de inovação, arena de eSports, centro de medicina esportiva, centro de convenções e eventos, entre outros. Um complexo verdadeiramente multiúso, com espaços de convivência e foco em experiências.

O futebol sempre será um destaque no estádio histórico, e o local continuará a receber todas as torcidas. A ideia é manter eventos do futebol feminino, a Taça das Favelas e a Copa São Paulo, como já é tradição. Outras modalidades também serão destacadas, como MMA, tênis, natação e as demais modalidades de quadra, utilizando a estrutura do clube poliesportivo, que será totalmente restaurado.

De acordo com a concessionária, o Pacaembu continuará sendo um espaço “público, aberto e acessível”. No final das contas, serão mais de R$ 500 milhões de investimento, em 40 mil m² de novas áreas. O projeto comporta 8.500 pessoas no centro de convenções e eventos e mais de 3 milhões de visitantes por ano.

O Edifício Multiuso, que será construído no local onde antes era o tobogã (arquibancada sul), terá térreo permeável para integrar novamente o estádio ao clube poliesportivo, o futuro Boulevard e a esplanada de eventos, onde também poderão ser realizados jogos, feiras e espetáculos variados. No subsolo haverá um grande centro de eventos e convenções para até 8.500 pessoas e um amplo estacionamento.

 

 

Por; R7

Foto; RONALDO SILVA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO