Mendes compara Brasil com Argentina e teme crise econômica

Chistiano Antonucci/Secom-MT

O governador Mauro Mendes, que fez a declaração em entrevista à Jovem Pan News

VITÓRIA GOMES
DA REDAÇÃO

O governador Mauro Mendes (União) disse temer que o Brasil enfrente uma crise econômica como a que ocorre na Argentina nos últimos anos.

A Argentina reinventou o conceito de fundo do poço. É muito perigoso isso acontecer no nosso país

 

Em entrevista à Jovem Pan News, ele lembrou que o país vizinho antigamente era conhecido como a Europa dentro da América do Sul. No entanto, após sucessivos erros de governos, acabou entrando em uma queda exponencial.

 

“A Argentina reinventou o conceito de fundo do poço. Imagina o Brasil, tão grande, tão desigual, com a violência disseminada, culturalmente mais complexo? É muito perigoso isso acontecer no nosso país”, afirmou.

 

“Não tenho essa formula, mas pelo menos tenho a clareza que não estamos no caminho certo, porque os números estão mostrando isso”, acrescentou.

 

 

O governador reforçou sua preocupação principalmente com a Educação, trazendo dados divulgados do ano passado do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes).

 

Os estudantes brasileiros ficaram com nota 379 em Matemática, na 65º lugar do ranking, atrás de Colômbia e Cazaquistão. Já em Ciência, o Brasil aparece em 61º, abaixo da Argentina e do Peru, e com 403 pontos.

 

Mendes também citou falta de força das escolas públicas do país. Segundo ele, cerca de 60% dos estudantes saem do ensino fundamental ainda com grande dificuldade de ler e escrever.

 

“A gente fica brigando por Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], que mede os estados, mas quando olhamos para o mundo globalizado vemos que estamos lá na rabeira”, disse.

 

“Esses números são incontestáveis, são a dura realidade. Algo diferente tem que ser feito, se não daqui alguns anos talvez tenhamos uma realidade muito diferente e pior do que temos hoje”.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).