Policiais penais flagram túnel de 5 metros e impedem fuga no Capão Grande

Policiais penais flagraram nesta madrugada de terça-feira (8) um túnel de aproximadamente 5 metros, no Centro de Ressocialização de Várzea Grande/MT (CRVG), localizado no bairro Capão Grande. Os servidores impediram a fuga dos detentos, sendo que 16 deles já estavam no buraco, prontos para concluir a fuga.

Os servidores desconfiaram da ação após notarem uma movimentação estranha, por volta de 2h. Após revista em uma das celas da unidade, encontraram o túnel.

Eles entram encontraram 16 reeducandos, sujos de terra, se preparando para fugir. Após a contagem, os presos foram transferidos de cela e os reparos iniciados no local.

De acordo com o diretor do CRVG, Silvio Rodrigues Filho, a falta de efetivo é um agravante nessa situação.

“O número de guardas em plantão é muito baixo. Na semana passada, por exemplo, estávamos trabalhando com apenas cinco policiais penais para fazer todo o serviço no plantão. O ideal seria que tivéssemos, no mínimo, 20 servidores de plantão para suprir a necessidade da unidade”, ponderou.

Ainda segundo o diretor, a recomendação mais segura seria não interferir naquele momento, já que o número de policiais no local era baixo.

“É muito difícil e arriscado para esses policiais fazerem qualquer tipo de procedimento porque você não sabe se a grade foi cerrada, se eles já conseguiram ultrapassar algum obstáculo, e como o número de servidores é pequeno, é até arriscado fazer o que eles fizeram nessa madrugada”, explicou.

 

Para o presidente do Sindicato dos Policiais Penais de Mato Grosso (Sindspen-MT), Amaury Neves, a ação reflete todo o empenho e dedicação dos policiais penais, que mesmo com todas as dificuldades seguem cumprindo seu papel com excelência. “Os servidores estavam lá a postos e conseguiram evitar mais uma fuga, mesmo com pouco efetivo e com toda a dificuldade que nós temos dentro da unidade. Graças a ação e preparo dos policiais penais foi possível evitar a fuga”, ponderou.

 

Por; Gazeta Digital