Após determinação da Anvisa, 500 pomadas para modelar cabelo são apreendidas em lojas de Maceió

Foram apreendidas em Maceió 500 pomadas modeladoras de cabelo nesta terça-feira (14). A ação para tirar o produto de circulação acontece após determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para evitar casos de irritação ocular por presença de substância não permitida.
A Anvisa já vinha recolhendo lotes de algumas empresas depois do surgimento casos de pessoas com irritação nos olhos e até cegueira temporária após utilizar as pomadas, que servem para trançar, modelar e fixar cabelo.
Na capital, os estabelecimentos que estavam comercializando as pomadas foram notificados pela Vigilância Sanitária e orientados a não fornecer mais esse tipo de produto. Em caso de descumprimento, eles podem ser multados.
“O trabalho preventivo vem sendo feito em toda capital para evitar que as pessoas se prejudiquem, como vem acontecendo em São Paulo e Recife”, disse o coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos.
Na última sexta (10), o aumento dos casos de intoxicação, pelo uso da pomada modeladora, fez com que a Anvisa, por precaução, estendesse a proibição da venda a todos os lotes de pomadas. Isso representa um total de 3.154 marcas segundo lista de produtos da Agência Nacional de Vigilância.
Apesar de a medida da Anvisa afetar todos os produtos descritos como pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos, incluindo aqueles que talvez não apresentem problema, especialistas defendem a proibição temporária de venda de todas as marcas por ser mais seguro.
Os órgãos de vigilância sanitária estaduais e municipais investigam as causas da correlação desses produtos com os casos de intoxicação ocular.
Por; G1