Alunos brasileiros vencem prêmio mundial com projeto educativo inovador

Alunos brasileiros foram vencedores da Maratona da Criatividade, promovida pela Full Sail University, na Flórida, EUA, uma das mais conceituadas universidades do mundo. Trata-se de um projeto sustentável e educativo.

A Escola Pueri Domus de São Paulo foi a campeã, com um vídeo que promove a sustentabilidade de uma maneira possível e acessível para o Brasil.

A universidade recebeu mais de 240 curtas-metragens na competição global, sobre a agenda de desenvolvimento sustentável 2030.

O Brasil disputou com USA, Índia, Colômbia e México, mas encantou os jurados com a apresentação do vídeo sobre água potável e saneamento.

 

O desafio 

 

Na competição, os estudantes foram desafiados a produzir um vídeo de até três minutos com propostas criativas para solucionar problemas relacionados à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, elaborada pela ONU.

A premiação da Maratona anunciou como vencedor o grupo formado pelos alunos Eric, Eduardo, Jiahai e Thaís, do Ensino Médio do Pueri Domus na Aclimação, em São Paulo.

 

O projeto

 

Os alunos explicaram os problemas sobre a poluição física do Rio Tietê, mostrando soluções simples que podem contribuir para a sustentabilidade do rio. Eles criaram um sistema de “Redes de Drenagem”.

Segundo os alunos, tudo começou a partir do desafio de construir algo inovador. “O projeto começou quando soubemos da Maratona da Criatividade e do nosso desejo de fazer parte dela. No começo, estávamos lutando com novas ideias e pesquisas que nos deram inspiração que poderiam ser usadas em problemas no Brasil”, contaram.

Eles queriam criar um vídeo educativo, envolvente, com intenção de impactar diretamente o meio-ambiente e o planeta.

“O principal objetivo do projeto é mostrar que não precisamos de uma solução totalmente nova que resolva todos os problemas que as pessoas podem não estar dispostas a fazer. Em vez disso, podemos usar ou inovar soluções pequenas e fáceis já existentes, que acreditamos que eventualmente terão grandes impactos.”

E deu certo. Os estudantes conseguiram mostrar em um vídeo tão curto, o quão grande podem ser os reflexos de projetos criativos e educativos.

Os estudantes receberam orientação da coordenadora do Ensino Médio, Cintia Yamashita.

A escola em todo o momento auxiliou os alunos a se engajar no projeto, organizar a agenda e dividir papéis específicos para o vídeo. Eles também forneceram todo o equipamento e estrutura que foi usada para as cenas.

“A Full Sail sempre foi uma instituição parceira da nossa escola. Destaque para todo auxílio técnico, oferecendo aulas para o uso de ferramentas tecnológicas. A própria ideia da Maratona, embasada nas ODS, incentiva os jovens a refletirem e proporem ações. Enfim, a maratona foi muito bem estruturada, organizada e aplicada”, disse a  coordenadora.

“Nós estamos muito orgulhosos em ter alunos que puderam elaborar e produzir um vídeo assertivo, pensado em como propor soluções para questões ambientais na nossa própria cidade. Mais do que ganhar o prêmio em si, é contribuir através de uma voz, uma ideia, um vídeo, na construção de um mundo mais sustentável e igualitário.”

“Além de instigar a inovação, a Maratona da Criatividade teve como objetivo desenvolver o empreendedorismo, o trabalho em equipe, a liderança e a comunicação dos alunos, habilidades fundamentais para todo bom profissional nos dias de hoje”, afirma Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University.

 

Por; Só Notícia Boa