Anvisa volta atrás no recolhimento de remédios à base de losartana

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou nesta terça-feira (12) que revogará o recolhimento, a interdição e a proibição da comercialização de lotes de medicamentos que contêm o princípio ativo losartana, presente nos remédios para insuficiência cardíaca mais utilizados no Brasil.

A decisão será publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (13) e ocorre após o recebimento de novos dados científicos relativos à impureza “azido” — que aparece durante o processo de fabricação de certos componentes e é perigosa em doses altas —, detectada no princípio ativo.

A agência ressalta que o recolhimento de qualquer produto ou substância é feito com foco na segurança dos pacientes e ocorre de forma preventiva.

“No caso da losartana, após a análise dos novos dados, foi possível reverter a decisão”, diz o comunicado da Anvisa. “Dessa forma, reafirma-se que os medicamentos contendo losartana são seguros e que os pacientes que fazem uso desses medicamentos devem continuar utilizando-os normalmente.”

 

 

Por; R7