Aos 45 anos, brasileiro vai realizar sonho de aprender a ler para tirar CNH

Há tempos um morador da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, tem o sonho de aprender a ler e escrever para tirar a CNH e conseguir um trabalho com carteira assinada. E agora, aos 45 anos, ele finalmente vai poder realizar o desejo de uma vida inteira, inclusive para ler mensagens no WhatsApp e placas de trânsito.

Márcio Nascimento de Carvalho, o “Mineiro”, ganhou a oportunidade de se alfabetizar com o Projeto Começar. Essa iniciativa linda da ONG Noiz Projeto Social vai levar alfabetização aos moradores da comunidade com mais de 18 anos e que não conseguiram estudar.

Até hoje Márcio se ressente por só conseguir assinar o próprio nome “olhando na identidade”. “Eu comprei um caminhãozinho e faço frete aqui por dentro, porque não tenho carteira. Não consigo tirar porque não sei ler e nem escrever”, lamentou em entrevista ao Só Notícia Boa.

Em vez de estudar, teve que trabalhar

Casado e pai de três filhos, Mineiro conta que sempre teve uma vida cheia de dificuldades. “Eram sete irmãos. A situação era difícil. Então eu tive que trabalhar [cedo]”, lembra.

O pai era um “faz-tudo” e a mãe cuidava dos filhos em casa. Quando os pais dele se separaram, as dificuldades aumentaram muito. “Eu ia para a escola só para comer. Como em casa não tinha refeição, a gente aproveitava a merenda”, diz.

O primeiro emprego do Mineiro foi de ajudante de ferro-velho. Todo dinheiro que ganhava entregava para a mãe manter a casa. “Eu não tive escolha. Tive que trabalhar”, explicou.

Já adulto e sem muitas oportunidades, Mineiro começou fazer frete dentro da Cidade de Deus.

 

Ler placas de trânsito e o WhatsApp

 

Mineiro representa muitos brasileiros que são inteligentes mas não tiveram oportunidade de estudar. “Eu sou muito inteligente. Então eu sonho em aprender a ler e escrever para poder tirar a carteira, comprar um caminhão melhor e poder dirigir para todos os cantos. Eu vou saber ser as placas [de trânsito], saber quando é direita e quando é esquerda, essas coisas”, disse.

Esse pai também conta que aprender a ler e escrever vai ajudá-lo de outras formas. “Eu vou poder responder meu WhatsApp, por exemplo. Hoje eu só consigo responder por áudio. Se as pessoas escrevem eu não sei o que é. Aí eu digo que o vidro do aparelho tá quebrado, pra não ficar explicando”, lembrou.

 

Projeto Começar

 

E se depender do pessoal da ONG Nóiz, o Mineiro terá sim um futuro melhor! Ele foi convidado para ser um dos alunos do projeto “Começar”, que vai alfabetizar maiores de 18 anos da comunidade.

O Começar carrega no slogan o verdadeiro propósito e sentimento do projeto. “Para quem acredita que nunca é tarde”.

“Todos os dias identificamos pessoas não sabem ler e escrever. É gente extremamente inteligente, que ou acredita que não há mais tempo, ou que acabou se acostumando com as dificuldades da dura vida. Isso nos incomoda demais, não é justo”, contou André Melo, presidente da ONG.

A matrícula está aberta, e as aulas começarão no dia 1° de julho, todas as segundas e quartas, das 18h às 20h. Para mais informações, você pode acessar o site da ONG neste link ou enviar mensagem através do perfil no Instagram, no @noizprojetosocial.

 

Avó cuida sozinha de dois netos órfãos

 

Assim como o Mineiro, a Dona Rosa também teve uma vida difícil e não conseguiu aprender a ler e escrever. E ela luta todos os dias por um futuro melhor para os dois netos, que passou a cuidar após o pai dos meninos ser assassinado.

Hoje a Dona Rosa conta com uma rede de apoio formada por vizinhos e amigos, mas precisa da nossa ajuda.

A casa dela foi destruída pelas chuvas e essa avó está vivendo em um imóvel emprestado.

 

 

Por; Só Notícia Boa