Após controlar incêndio, bombeiros monitoram Parque Cristalino II em MT

Equipes dos bombeiros estão monitorando o incêndio no Parque Estadual Cristalino II, em Novo Mundo/MT, 791 km de Cuiabá, nesta terça-feira (16) após controlar as chamas que atingem a região desde domingo (14).

Segundo os militares, o fogo está controlado no momento, mas equipes fiscalizam a área para que as chamas não voltem a aumentar.

As informações preliminares apontam que o incêndio se deu a partir de uma queimada controlada não autorizada em uma propriedade privada. Equipes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e Polícia Civil já estiveram no local e deverão fazer a notificação do responsável.

O Observatório Socioambiental de Mato Grosso (Observa-MT) informou que, até domingo, a área atingida pelo fogo alcançava mais de 800 hectares – o equivalente a 97 campos de futebol – e que imagens de satélite mostram que o fogo começou em área recentemente desmatada, entre junho e julho.

Ainda conforme a Rede Nacional Pró-unidades de Conservação, com as imagens de drone feitas para avaliar o incêndio, foi possível identificar 73 hectares de desmatamento dentro da área de preservação.

O parque, que fica próximo à divisa com o Pará, vive um imbróglio jurídico. A Justiça havia decretado a extinção da unidade, mas o Ministério Público recorreu da decisão, alegando que não havia sido intimado e, assim, houve violação do Código de Processo Civil e da Constituição Federal.

Em nota enviada ao g1, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) informou que todo o território de Mato Grosso é monitorado por satélites de alta resolução que mostram alertas de desmatamento em tempo real. Disse, também, que faz operações frequentes nas unidades de conservação e entorno para coibir crimes ambientais e autuar em flagrante, apreender maquinário e proceder com a responsabilização administrativa e criminal.

Acrescentou que denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 065 3838.

 

 

Por; G1 MT