Avião da GOL leva ‘fechada’ de jato de Angola e pilotos discutem no rádio em Guarulhos
Tudo começa no sequenciamento para a decolagem de vários jatos, principalmente da GOL, no dia 20 de outubro. A cena e a discussão na frequência de rádio foram captadas pelo canal SBGR Live, que mantém uma câmera 24 horas por dia apontada para o maior aeroporto do país.
O grande Boeing 777-300ER da TAAG Angola Airlines, é instruído a aguardar os aviões da GOL passarem para, depois, poder seguir para a pista de decolagem. Acontece que uma má interpretação acaba fazendo com que os pilotos africanos entendam que devem esperar apenas os dois primeiros jatos da GOL.
Com isso, o terceiro 737 da GOL acaba sendo ‘fechado’ e ultrapassado pelo avião angolano.
O piloto brasileiro, então, reclama com a Torre de Controle: “A sequência é o 737, Angola tá invadindo a frente aqui nossa”.
A controladora em seguida chama o TAAG para confirmar a sua posição, e ele já responde em inglês afirmando que a autorização era para entrar depois do avião da GOL. Respondendo em inglês, a controladora afirma que ele era o terceiro para decolagem e que acabou cometendo um erro.
Por fim, a controladora fala para o avião da GOL que o piloto do 777 entendeu errado o sequenciamento, e o piloto brasileiro sobe o tom e responde em inglês: “Irresponsável, bastante irresponsável”, afirmando sobre a atitude do angolano.
Rapidamente, o piloto da TAAG responde em bom português: “Não foi isso não, nosso avião foi instruído antes, não estavam vocês ainda”, dando a entender que eles não tinham visto o terceiro 737.
O piloto da GOL corrige e fala: “Segundo GOL, segundo GOL”, destacando que existia outro avião da companhia brasileira em táxi. Para dar fim à discussão, a controladora pede para que os pilotos mantenham a frequência livre, limitando o seu uso para a comunicação necessária e padrão.
A fim de evitar confusões linguísticas, a coordenação de tráfego aéreo com voos internacionais, mesmo de que países de mesma língua, é feita em inglês.
AEROIN