Brasil alcança marca de 80 milhões de doses contra a Influenza distribuídas aos estados e DF

O Brasil completou, nesta quinta-feira (9), a distribuição das 80 milhões de doses de vacinas contra a influenza contratadas pelo Governo Federal para imunizar a população brasileira. Até o momento, a mobilização contra a doença atingiu 48,9% do público-alvo que é composto por 77,9 milhões de brasileiros. Dentre eles estão crianças entre seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas e idosos.

A mobilização foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 24 de junho. A partir do dia 25 de junho, estados e municípios poderão ampliar a campanha contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses de vida, enquanto durarem os estoques da vacina Influenza. O objetivo da mobilização é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, impedir possível pressão sobre o sistema de saúde e evitar novos óbitos.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, faz um convite à população para que os índices de imunização contra a doença subam no Brasil.

“Os pressupostos para o sucesso das campanhas de vacinação são absolutamente atendidos no nosso País: nós temos vacinas, temos uma capacidade sem precedentes de aplicar essas vacinas, graças aos vacinadores que estão nas mais de 38 mil salas de vacinação do Brasil. Por isso, pedimos às pessoas que não deixem de buscar a imunização”, disse.

Este ano, além da vacina contra a gripe, crianças e trabalhadores da saúde também devem tomar a vacina contra o sarampo. A meta é vacinar todas as crianças contra o Sarampo de forma indiscriminada, mesmo que já tenham recebido o imunizante, além de atualizar a caderneta dos trabalhadores de saúde. A campanha de vacinação começou no dia 4 de abril e também foi prorrogada até o dia 24 de junho.

Quem pode se vacinar contra gripe

-Idosos acima de 60 anos;
-Trabalhadores da saúde;
-Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
– Gestantes e puérperas;
– Povos indígenas;
– Professores;
– Pessoas com comorbidades;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
– Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
– Trabalhadores portuários;
– Funcionários do sistema prisional;
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
– População privada de liberdade.

Público-alvo da campanha contra o sarampo

– Trabalhadores da saúde;
– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);

 

Marco Guimarães
Ministério da Saúde