Brasil confirma 8° caso de varíola dos macacos

Ministério da Saúde foi notificado sobre o oitavo caso registrado no Brasil de varíola dos macacos (monkeypox). Segundo informações da Agência Brasil, o paciente é homem de 25 anos, morador de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

O caso foi confirmado pelo Laboratório de Enterovirus do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio, que utilizou o método de Isolamento Viral para fazer o diagnóstico. O rapaz não tem histórico de viagens para o exterior, mas teve contato com estrangeiros.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, o quadro clínico é estável e é monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas secretarias de Saúde do estado e do município. O paciente segue em isolamento.

“Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox, com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos”, informou o Ministério da Saúde, que notificou a Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o caso.

Varíola dos macacos no Brasil

 

Dois oito casos confirmados no país até o momento, quatro foram em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro. Há, ainda, seis casos em investigação.

O sétimo caso confirmado, na sexta-feira (17), foi no Rio Grande do Sul. O paciente é um homem de 34 anos com histórico de viagem para a Europa.

OMS anunciou no último sábado (18) a criação de uma resposta unificada contra a varíola dos macacos.  De acordo com a entidade, não vai mais haver diferenças entre países endêmicos e não endêmicos na divulgação de dados sobre a doença.

Ainda segundo a agência de notícias, entre os dias 1º de janeiro e 15 de junho deste ano, a OMS foi notificada sobre 2.103 casos confirmados da varíola dos macacos em 42 países diferentes.

 

Por; Olhar Digital