Brasileiras desenvolvem pingente com botão de emergência

O Biju parece apenas um pingente, mas tem botão de emergência que pode ser acionado durante uma situação de risco. O dispositivo foi pensado e desenvolvido por duas brasileiras, Juliana Ladeira e Carol Mordente, e visa ser um mecanismo de proteção para mulheres.

O pingente se conecta ao celular por Bluetooth. A partir do app Têssa, a usuária cadastra até cinco contatos de sua rede de segurança. Se a usuária pressiona o botão de emergência atrás do pingente por três segundos, alertas e localização em tempo real são enviados para os contatos. O Biju funciona mesmo sem internet, com os alertas sendo enviados por SMS.

Juliana Ladeira, fundadora da Têssa, teve a ideia quando percebeu como a insegurança é uma constante na vida das mulheres. Mas o pingente também pode ser usado por homens e idosos que moram sozinhos, entregadores, motoristas profissionais, vendedores de rua e pessoas que vivem momentos de insegurança em seu dia a dia.

O pingente com botão de emergência Biju é feito de resina, e também pode ser usado como chaveiro, por exemplo. O dispositivo está em fase final de testes e a empresa pretende divulgar os resultados ao público em breve. O Biju tem previsão de lançamento para algum momento em julho, e o dispositivo já está em pré-venda na loja da Têssa.

 

Por; Olhar Digital