Caçamba cheia de esmaltes aparece misteriosamente em bairro de BH e moradores ‘fazem a festa’

Moradores do bairro São Marcos, na região Nordeste de Belo Horizonte, foram surpreendidos nesse sábado (23) pela presença misteriosa de uma caçamba de lixo lotada de esmaltes na rua São Benedito. Vídeo que circula pelas redes sociais mostra que várias pessoas estiveram no local para levar os produtos para casa, todos ainda embalados e muitos dentro do prazo de validade.

Fernanda dos Santos, que trabalha como naildesigner na região, disse ter ficado surpresa com o descarte dos cosméticos, estes que são matéria prima fundamental para o seu trabalho. Em conversa com o BHAZ, ela conta que levou seis sacolas cheias para casa e, por lá, descartou aqueles que não poderiam mais ser utilizados.

“Eu trabalho em um salão e a tia da minha chefe ligou para me avisar que tinha uma caçamba com alguns esmaltes lá no bairro São Marcos. Então fui lá dar uma conferida para ver se era verdade, já que eu trabalho ali perto. Cheguei lá e a caçamba tava lotada de esmaltes, até a ‘boca’. Tinham vários vencidos, mas muitos estão para vendar daqui uns cinco meses”, narra ela.

Como a caçamba foi parar ali?

 

Em contato com o BHAZ, um funcionário da empresa responsável pelo aluguel da caçamba informou ter sido procurado por um casal, que trabalha na distribuidora de cosméticos. Eles alegaram que o motivo do descarte dos produtos era justamente o prazo de validade apertado, que impossibilitaria a venda deles a lojas do ramo.

“Vi que era uma coisa que não ia prejudicar as pessoas, então peguei essa caçamba e coloquei na porta da minha loja, postei uma foto no meu status do WhatsApp para as pessoas irem lá pegar os esmaltes. A galera toda foi. Como os produtos estão quase vencidos, o casal disse que não poderia vender”, contou o trabalhador, que preferiu não ser identificado.

Fernanda conta que logo que publicou o vídeo, várias pessoas entraram em contato para saber o endereço da caçamba. “Eu me assustei com a repercussão, pois postei o vídeo e fui trabalhar. Quando olhei de novo, tinha viralizado, chegaram várias notificações, aí que fui entender. Mas achei bem legal e financeiramente me ajudou muito, porque os preços dos esmaltes aumentaram bastante”, acrescenta ela.

Usar cosméticos vencidos faz mal?

 

O prazo de validade de produtos cosméticos não é igual em todos os países do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, não é comum a apresentação de data de validade nos rótulos, já que esse prazo não é obrigatório. No Brasil, no entanto, o prazo de validade deve estar presente nas embalagens de todos os produtos cosméticos, à vista do consumidor.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a utilização de produtos cosméticos vencidos aumenta os riscos de irritações na pele. Além disso, eles devem ser armazenados em ambientes arejados, para evitar a proliferação de bactérias e fungos.

 

 

 

 

Por; BHAZ