Candidata ao Miss Brasil Kids, mineira de 4 anos é alvo de racismo nas redes: ‘Cabelo de bruxa’

Representante de Minas Gerais nos concursos nacionais Miss Brasil Kids e Miss de Las Américas, a pequena Duda Barbosa, 4, foi alvo de comentários racistas nas redes sociais neste fim de semana. Em comentário feito no Instagram, uma pessoa ofende a criança por conta do seu cabelo black power.

“Isso não é cabelo de princesa, vamos ser sinceros. Tá mais pra bruxa”, escreveu uma pessoa no perfil da menina. Ao BHAZ, a mãe da criança, Adriana Barbosa, disse que preferiu não denunciar o caso com medo de expor a filha.

“Ela já sofreu outros tipos de comentário a respeito do cabelo dela, que era ‘feio’, mas esse de agora foi um pouco além. Na hora que vi, o primeiro sentimento foi de medo. Pensei como uma pessoa tem coragem de ver a foto ou vídeo de uma criança e fazer um ataque de ódio. Depois me senti impotente de não conseguir protegê-la desse tipo de comentário. E tristeza, muita tristeza”, lamenta a mãe.

Além de participar de concursos de beleza, a criança possui quase 30 mil seguidores nas redes sociais. Por lá, dezenas de pessoas manifestaram apoio a família após os ataques. “Isto só demonstra várias faltas na vida de quem escreveu: falta de empatia, falta de educação, falta de amor ao próximo e, principalmente, falta do que fazer”, comentou uma internauta.

Empoderamento

 

Adriana conta que, desde cedo, tenta estimular a autoestima de Duda, para que ela aceite seu cabelo e cor de pele. Foi esse motivo, inclusive, que levou a mãe a inserir a pequena no universo miss.

“Eu acho que a melhor coisa que posso fazer por ela é dar forças, ensiná-la a passar por esse tipo de situação que, infelizmente, ela vai enfrentar durante a vida. Hoje em dia eu não leio pra ela esses comentários, pois é cruel, mas falo sobre a importância de gostar de si mesma, do próprio cabelo, dela aceitar o tom de pele. Eu empoderando ela, quando ela precisar passar por uma situação de frente, vai estar madura para enfrentá-la”, conta.

A família está arrecadando dinheiro para arcar com os custos do concurso Miss de Las Américas, que vai acontecer na cidade de Curitiba, no próximo ano. Quem quiser contribuir com o sonho de Duda, basta enviar qualquer contribuição financeira para a chave PIX: [email protected].

Racismo é crime

 

De acordo com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), é classificada como crime de racismo – previsto na Lei n. 7.716/1989 – toda conduta discriminatória contra “um grupo ou coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça”.

A lei enquadra uma série de situações como crime de racismo. Por exemplo: recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial, impedir o acesso às entradas sociais em edifícios públicos ou residenciais, negar ou obstar emprego em empresa privada, além de induzir e incitar discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. O crime de racismo é inafiançável e imprescritível, conforme determina o artigo 5º da Constituição Federal.

Já a discriminação que não se dirige ao coletivo, mas a uma pessoa específica, também é crime. Trata-se de injúria racial, crime associado ao uso de palavras depreciativas referentes à raça ou cor com a intenção de ofender a honra da vítima – é o caso dos diversos episódios registrados no futebol, por exemplo, quando jogadores negros são chamados de “macacos” e outros termos ofensivos.

Quem comete injúria racial pode pegar pena de reclusão de um a três anos e multa, além da pena correspondente à violência, para quem cometê-la. Em outubro de 2021, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que o crime de injúria racial também deve ser declarado imprescritível e inafiançável, assim como o crime de racismo.

 

Disque 100 – Disque Direitos Humanos

Horário de funcionamento: diariamente de 8h às 22h

Cidadão brasileiro fora do Brasil, pode discar: +55 61 3212-8400.

E-mail para denúncias: [email protected]

 

-Disque 190 – Policia Militar

O 190 é destinado ao atendimento da população nas situações de urgências policiais. Atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana.

 

-Disque 181 – Denúncia Anônima

Serviço destinado ao recebimento de informações dos cidadãos e cidadãs sobre crimes de que tenham conhecimento e possam auxiliar o trabalho policial.

No Disque Denúncia 181 a identidade do denunciante e denunciado é preservada.

Atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana

 

 

 

Por; BHAZ