Casos de herpes zoster aumentam mais de 35% durante pandemia

Durante a pandemia da Covid-19, cresceram no país os casos de herpes zoster. A doença é causada pelo vírus da catapora que fica escondido junto a nervos do corpo, às vezes pela vida toda.

Normalmente, ela ataca quem já teve catapora mas também pode acometer vacinados. As lesões são parecidas nas duas doenças, a diferença é que na herpes zoster, as dores podem ser crônicas e prolongadas.

Um estudo da Universidade Estadual de Montes Claros, com base em dados do SUS, apontou que o número de casos de herpes zoster aumentou 35,4% durante a pandemia. As regiões que tiveram mais casos que a média nacional foram centro-oeste, com 77,2%, e sudeste, com 45,8%.

De acordo com o professor titular do centro de ciências biológicas e saúde da UNIMONTE Hercílio Martelli Júnior, há um trabalho de monitoramento da doença no país. “Recentemente, em uma segunda publicação, nós percebemos que a ocorrência de herpes zoster ainda está crescente no Brasil”, comenta.

Existe vacina para combater a herpes zoster, porém, no Brasil, a única disponível está no setor privado. Ela é de dose única, pode custar até R$ 700,00 e é indicada para pessoas a partir dos 50 anos. A segurança da vacina foi testada e avaliada em mais de 30 mil pessoas acima de 50 anos, incluindo pessoas com cardiopatias, pneumopatias, e diabéticas.

 

Por; TV Cultura