Causa de paralisia misteriosa em crianças pode ter sido revelada em autopsia

Uma pesquisa publicada pelo New England Journal of Medicine apontou que cientistas descobriram o possível causador de uma paralisia misteriosa que está afetando crianças com frequência nos Estados Unidos.

A doença é chamada de mielite flácida aguda (AFM) e ataca a medula espinhal, fazendo com que os reflexos e os músculos enfraquecem repentinamente. Alguns casos também podem prejudicar os músculos respiratórios, fazendo com que os pacientes façam uso de ventilador.

Os casos da paralisia misteriosa acontecem nos Estados Unidos em 2014. Os picos acontecem a cada dois anos, normalmente entre agosto e outubro. O pior ano foi 2018, onde foram registrados 238 casos, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Especialistas apontam que o problema poderia ser causado pelo enterovírus D68, um vírus respiratório. A ideia foi confirmada pelos pesquisadores responsáveis pelo novo estudo, que encontraram o material genético do EV-D68 nas células da medula espinhal de uma criança que morreu de AFM.

“Isso é emocionante. É a melhor evidência que tivemos em humanos”, disse a especialista em doenças infecciosas do Hospital Infantil de Pittsburgh, Megan Culler Freeman, que não participou do processo de autopsia.

Os pesquisadores disseram que havia um certo ceticismo sobre o EV-D68 ser o verdadeiro culpado pela paralisia misteriosa, pois ele é apenas um vírus respiratório comum. Agora, os cientistas tentam entender o que leva o vírus a causar a AFM em alguns casos.

 

Via: Medical Xpress