Chefe da PRF diz que ônibus envolvido em acidente com 2 mortos não estava regular

O chefe da delegacia de Polícia Rodoviária Federal, Felipe Dias Mesquita, confirmou, ao Só Notícias que o ônibus envolvido no acidente com a carreta Scania, ontem, na BR-163 entre Sorriso-Lucas do Rio Verde, que vitimou Helton Caetano Brasil, de 26 anos, e uma criança de 11 anos, não estava regular.

Conforme Mesquita, os transportes coletivos de passageiros são divididos. “Na modalidade de linha que é a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) que abre uma licitação, as empresas concorrem e você ganha o menor preço, a ANTT te entrega um quadro tarifário da cidade A e cidade B, você pode cobrar tanto de tarifa e assim subsequente, ou você faz o fretamento, que é você ter o cadastro da ANTT, tirar um grupo de pessoas do ponto A para o ponto B e voltar com essas mesmas pessoas do ponto B para o ponto A. São as únicas duas modalidades de transporte coletivo de passageiros legalizado”, explicou.

“A Hélio Tur que é essa empresa, ela já é uma empresa contumaz no transporte de passageiros, ela já tem outros boletins de ocorrência de exercício irregular de profissão, apreensões da ANTT, de fazer uma linha clandestina Norte do Estado do Mato Grosso, para as cidades do interior do Maranhão”, detalhou o chefe da PRF de Sorriso.

“Mais uma vez ela estava cometendo essa infração tanto administrativa, quanto esse crime de exercício irregular de profissão, aí a gente também fez o boletim do exercício irregular de profissão, bem como acrescentou o homicídio culposo, na condição de veículo automotor e a lesão corporal culposa, e vai ser encaminhado para Polícia Judiciária Civil de Sorriso através de um ofício, tanto o boletim de ocorrência criminal quanto o boletim de acidente, e também oficiar a ANTT para que tome as providências cabíveis”, concluiu Felipe Dias Mesquita.

Conforme Só Notícias já informou, o perito criminal da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Sorriso, Rogério Kolzer, detalhou ao Só Notícias sobre a análises preliminar do acidente. Além das duas vítimas fatais, o motorista do ônibus que ficou preso nas ferragens foi hospitalizado. Seu estado de saúde não foi informado.

 

Só Notícias/Ana Dhein e Kelvin Ramirez (foto: Só Notícias/Lucas Torres e divulgação)