Colíder receberá viatura blindada doada pelo Exército Brasileiro

O município de Colíder/MT  foi agraciado e estará recebendo em breve uma viatura blindada de combate, mais especificamente, um Obuseiro Autopropulsado M108. A informação foi confirmada hoje pelo prefeito Hemerson Máximo (Maninho).

O veículo foi doado pelo Exército Brasileiro e ficará exposto na Praça Central, como um marco da presença do Exército em Colíder.

O blindado está no 22º Grupo de Artilharia de Campanha, na cidade de Uruguaiana-RS e vai ser transportado pelo Exército Brasileiro até a cidade de Santa Maria-RS, onde vai ser pintado e preparado para ser entregue ao município de Colíder/MT.

O M108 é um obuseiro autopropulsado, equipado com um tubo de 105mm.

Foi projetado no final dos anos 60, para substituir o M52 e entrou em operação no Exército dos EUA no ano de 1966, sendo enviado ao Vietnã.

No início dos anos 70 foi substituído pelo M109, que possui tubo de 155mm.

O Brasil adquiriu 72 desses carros, no final dos anos 60, procedentes do estoque dos EUA, através de acordos militares firmados entre os dois países.

Chegou no Brasil em 1972, e equiparam seis Grupos de Artilharia de Campanha, onde se iniciou a doutrina de artilharia autopropulsada (canhão obuseiro projetado sobre um veículo) brasileira.

O Prefeito Maninho perguntou ao Capitão Marcos Quelvi Trindade e ao Chefe do Tiro de Guerra, sobre a possibilidade de conseguir um material do Exército para a cidade colocar na praça.

O capitão Quelvi, que faz parte da arma de Cavalaria do Exército, deu a ideia de tentar conseguir um blindado inutilizado de Campo Grande/MS. O Subtenente Geisel também deu essa ideia.

“Depois passamos a conversar com o Coronel Carlos Alexandre de Souza, que em 2021 visitou Colíder/MT e recebeu o ofício do prefeito Maninho, solicitando essa doação. Sei que o prefeito Maninho visitou algumas vezes o Comando Militar do Oeste, em Campo Grande/MS, onde também tratou sobre a doação do blindado”, explicou o capitão.

Fonte: Nortão Online