Com 254 casos registrados em 15 dias, MT é excluído da lista de vacinas contra dengue
Jessica Bachega

[email protected]

Assessoria

Cidades de Mato Grosso estão fora da lista de municípios a receberem vacina contra a dengue em fevereiro. A campanha com o novo imunizante começa no mês que vem e apenas 16 estado e o Distrito Federal atenderam os requisitos para serem contempladas, como divulgado pelo Ministério da Saúde na quinta-feira (25).

Boletim epidemiológico, atualizado no dia 16 de janeiro pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que nos primeiros 15 dias do ano foram confirmados 254 casos de dengue em Mato Grosso. Não houve registro de óbitos pela doença.

 

Reprodução SES

boletim dengue

 

A pasta informou que as vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses.

Acre, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins terão a campanha encabeçada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) neste primeiro momento.

Conforme divulgado, 521 cidades iniciarão a imunização no mês que vem, com data ainda não definida.

Serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

De acordo com o divulgado, a definição de grupos prioritários é necessária por não haver produto suficiente ainda. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica.

A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica. (Com informações da Agência Brasil).