Comunicação e trabalho em equipe é tema da campanha Abril pela Segurança do Paciente

Desde o lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) em 2013, abril tem sido o mês escolhido para ampliar as discussões sobre as ações voltadas para a melhoria da segurança do paciente no Brasil. Em 2024, o tema é “Comunicação e Trabalho em Equipe”.

Criado por meio da Portaria MS/GM 529, de 1° de abril de 2013, o programa tem como objetivo contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos do território nacional por meio da implantação de protocolos, vigilância, monitoramento e construção de indicadores voltados à segurança do paciente.

Além disso, esta campanha visa compartilhar conhecimentos e práticas seguras realizadas pelas instituições de saúde, além de destacar o papel dos serviços, dos profissionais de saúde, dos usuários e das instituições de ensino na promoção do cuidado seguro.

Ao redor do mundo e no Brasil não podia ser diferente, diversas campanhas são realizadas com o propósito de conscientizar sobre temas relevantes à segurança do paciente. Cada indivíduo pode contribuir para a melhoria da assistência ao usuário, seja de forma direta ou indireta, e o engajamento do paciente e de seus acompanhantes é fundamental para promover a segurança.

Para ampliar ainda mais a conscientização sobre a segurança do paciente, o Ministério da Saúde propõe o compartilhamento de experiências de sucesso entre as instituições, baseado no tema escolhido anualmente. Para isso, foi criado um canal de comunicação digital para receber iniciativas e materiais relacionados à segurança do paciente.

Como participar

Os profissionais de saúde são incentivados a participar da campanha, compartilhando suas experiências através de divulgação em sites, redes sociais e comunicação interna das organizações. Além disso, o ministério disponibiliza o e-mail [email protected]  para receber as melhores práticas relacionadas ao tema. Para participar, instituições de ensino, serviços de saúde e profissionais podem encaminhar suas iniciativas para o endereço eletrônico.

Saiba mais

A página sobre Segurança do Paciente oferece uma variedade de conteúdos técnicos e práticas seguras desenvolvidas no país, fornecendo inspiração para replicar ideias e multiplicar experiências bem-sucedidas.

Com o compartilhamento dessas experiências, espera-se promover um ambiente de cuidado mais seguro e eficaz para todos os pacientes no Brasil.

Veja como foi a campanha de 2022

Veja como foi a campanha de 2023

Edjalma Borges
Ministério da Saúde 

Saúde e Vigilância Sanitária