Conitec publica documento sobre estudos de medicamentos para tratamento de depressão

A Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) publicou um documento sobre estudos de medicamentos para o tratamento do Transtorno Depressivo Maior (TDM). Esse é um tipo mais grave de depressão, mais crônico e com maior impacto físico e mental. O transtorno está entre as quatro principais causas de invalidez, afetando a produtividade e qualidade de vida dos brasileiros.

O informe sobre o documento é parte do Monitoramento do Horizonte Tecnológico (MHT), etapa do processo de avaliação de tecnologias em saúde, e tem como objetivo identificar tecnologias novas e emergentes e prever possíveis impactos no sistema de saúde. Clique aqui para acessar o material.

O MHT pode auxiliar o processo de incorporação podendo se antecipar às demandas e identificar tecnologias que tenham custo financeiro viável para o SUS. Também pode ajudar na análise de impacto favorável na prática clínica, na organização dos serviços e nos aspectos sociais e éticos associados a sua utilização.

 

Monitoramento pós-incorporação

 

Além do Monitoramento do Horizonte Tecnológico, a Conitec também trabalha o monitoramento pós-incorporação, outra etapa importante no processo de avaliação de tecnologias em saúde.

Ele tem como objetivo avaliar a efetividade de uma determinada tecnologia frente às outras terapias no tratamento de uma determinada condição, utilizando dados de vida real.

Saiba mais sobre essas etapas no portal da Comissão.

 

Nathan Victor
Ministério da Saúde