Consórcio de Saúde debate as necessidades dos municípios da região

Prefeitos e secretários municipais e diversas lideranças do setor público se reuniram na tarde de terça-feira (7), no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), onde trataram sobre a gestão do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá (CISVARC), que está sob comando do prefeito Rogério Meira, de Jangada.

Na ocasião, os participantes questionaram e levantaram sugestões à atuação do presidente do consórcio quanto as necessidades dos serviço, para o atendimento dos municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada,  Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé,  Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande.

“Queremos ter uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na base do consórcio para socorrer os municípios, ver se tem custo, pois não só da área de saúde,  mas é necessário analisar  quanto  custa uma UTI.  Sugerimos ao presidente Rogério, pessoa jovem que pode procurar os meios políticos, para buscar emenda parlamentar para esse fim. Além de um espaço para a sede  Cisvarc, porque  estamos aqui no “puxadinho da AMM”, o qual o presidente da AMM tem disponibilizado no ambiente”, discursou o prefeito do município de Chapada dos Guimarães, Osmar Mello, ao destacar que o encontro foi uma oportunidade debater  os anseios dos consorciados.

Uma das sugestões levantadas pela diretoria do consórcio é criar um plano de trabalho.

“Vamos comprometer em criar um plano de trabalho, como o prefeito Osmar nos sugeriu, e ter uma   estimativa de convocação de licitações a serem abertas até dezembro.   Queremos resultados e pretendemos absorver as demandas trazidas por vocês.  Nesse caso, seria um trabalho em conjunto”, disse o secretário executivo do CISVARC, Welton Elias

“Nós  precisamos de agregar mais.  O consórcio tem sido muito bom em Jangada. Os medicamentos e insumos estão chegando em tempo e sendo pagos.   Sabemos que há  situações que podem ser  resolvidas  para não  tampar o sol com a peneira.  Temos atendidos o hospital municipal de  Rosário de Oeste, e outros. Não lembro de outra gestão que teve  esse  chamamento.   Mas temos que sermos coerentes porque há situações que precisam ser cuidadas e não podemos distanciar dos problemas” destacou um representante do  município de Jangada.

O  consórcio público é uma associação pública, dotada de personalidade jurídica de direito público, e de natureza autárquica, que obedece às normas e diretrizes estabelecidas pela Constituição Federal, Lei Federal nº. 11.107/2005, Decreto n°. 6.017/2007, e legislação municipal pertinente.

 

Fonte: Agência de Noticias da AMM

Crédito: Agência de Noticias da AMM