Criança de 2 anos morre após ser infectada por leishmaniose em Rondonópolis

Uma criança de 2 anos morreu após ser infectada por leishmaniose em Rondonópolis/MT há  218 km de Cuiabá. A prefeitura confirmou o caso nesta quinta-feira (26).

A confirmação foi feita pela Unidade de Vigilância em Zoonoses. O caso foi registrado há cerca de 3 meses, mas confirmado apenas nesta manhã.

De acordo com o município, com a confirmação, a unidade segue com o protocolo recomendado e fez a borrifação nas residências de nove quadras ao redor da casa do infectado.

Foi coletado sangue de todos os animais dessa área para análise. Caso algum desses for positivado é indicado o tratamento.

A doença

 

A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Leishmania chagasi. A transmissão acontece quando fêmeas dos ‘mosquitos-palha’ picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário.

Os sintomas em humanos são febre, perda de peso substancial, inchaço do baço e do fígado e anemia. Se não for tratada adequadamente, a doença pode ser fatal em 90% dos casos, conforme especialistas da área.

Já os cães podem apresentar emagrecimento, vômitos, fraqueza, queda de pelos, crescimento das unhas e feridas no focinho, orelhas e patas.

Cuidados contra a doença

 

Não existe uma única forma de prevenção contra a leishmaniose. Por isso, são necessários alguns cuidados:

-Eliminar possíveis criadouros do mosquito-palha, como retirar matéria orgânica do quintal e não deixar lixo acumulado;

-Limpar ambientes que tenham fezes de animais;

-Usar coleira repelente para cachorros;

-Implantar telas nas janelas quando o bicho fica dentro de casa;

-Evitar passeios noturnos com os animais. Ao anoitecer, o mosquito apresenta maior atividade.

 

Por; G1 MT