Criança de um ano e três meses morre em UPA de Cuiabá

Uma criança de um ano e três meses morreu, após sofrer uma parada cardiorrespiratória na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Morada do Ouro, em Cuiabá/MT, na sexta-feira (29). A criança foi internada após ser diagnosticada com uma broncopneumonia. A família alega negligencia médica.

Em entrevista ao Programa do Pop, da Tv Cidade Verde, o pai da menina, que é haitiano, contou que levou a criança para o hospital na segunda-feira (25). Na ocasião, foram solicitados exames de sangue e urina. O exame de urina saiu no mesmo dia e não apresentou alteração, já o de sangue sairia após três dias.

O pai, então, retornou à unidade de saúde na quarta-feira (27), a fim de retirar o resultado do exame, mas como não havia nenhum pediatra para avaliar o mesmo, a família precisou retornar na sexta-feira (29). Como a mãe não tinha com quem deixar a criança, a levou consigo. “Não tem nada a ver com consulta, a criança não estava mal, ela saiu daqui (de casa) muito bem”, relata o pai.

 

Ao chegar a UPA, o exame foi avaliado e o médico constatou que havia manchas no pulmão da menina. Um exame de raio-x confirmou o caso. Há, ainda, informações de que a criança apresentava tosse hipoativa e recusa alimentar. O médico pediu a internação da criança, para que ficasse sob observação.

 

Todavia, de acordo com a família, após ser internada e medicada, a menina começou a passar mal. Momento em que a mãe, em desespero, chamou a equipe médica, que levou a criança à emergência. Lá, ela teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

 

“Eu não vi minha criança. Quando eu consegui chegar, ela estava na emergência. Eu fui ver ela dentro do cemitério, ninguém me deixou vê-la. E até agora eu não tenho uma explicação da morte da minha criança, eu quero a resposta da UPA, do médico, para saber porque minha filha entrou bem e saiu morta”, desabafou o pai desolado, que estava trabalhando como pintor no momento do ocorrido.

A família, que mora em Cuiabá a cerca de 9 anos, registou um boletim de ocorrência alegando negligencia médica, pois segundo eles, após receber a medicação, a criança foi desfalecendo e morreu. De acordo com a PJC (Polícia Judiciária Civil), após o óbito da criança, os familiares revoltados invadiram a UPA e pegaram toda documentação, não sendo possível os policiais terem acesso ao laudo médico. Já o corpo foi encaminhado para o IML para exame de necropsia.

 

Do outro lado

 

Em nota, “a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que na data da última sexta-feira (29), a Unidade de Pronto Atendimento da Morada do Ouro (UPA) recebeu a paciente de um ano de três meses com sintomas de broncopneumonia. Após a criança ser atendida, foi encaminhada à sala de medicação acompanhada por sua mãe. A criança recebeu todos os medicamentos prescritos pelo médico.

Todo protocolo legal de atendimento foi realizado e está devidamente documentado por meio de prontuário médico.
Esclarece, ainda, que as informações oficiais, assim como as imagens da sala de medicação serão disponibilizadas a Polícia Judiciária Civil e lamenta profundamente pela morte da criança e reitera que está à disposição para prestar esclarecimentos e que no âmbito administrativo também irá adotar as medidas de apuração cabíveis”.

 

 

 

Por; Repórter MT