Curso ABC aborda relação entre dislexia e alfabetização

O primeiro capítulo liberado em 2022 do curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), traz o tema A Dislexia e a Alfabetização: de evidência científica à sala de aula. A unidade dá início à parte D da capacitação, que vai tratar das Dificuldades e Perturbações na Aprendizagem da Leitura e da Escrita.

O conteúdo é assinado por Susana Araújo, doutora em Psicologia Experimental e Cognitiva, e investigadora-auxiliar no Centro de Investigação em Ciência Psicológica da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Portugal). Ela explica que a dislexia é uma perturbação neurobiológica, com causas genéticas, que afeta, especificamente, a leitura, não atingindo as demais capacidades cognitivas.

A autora conta que crianças disléxicas apresentam dificuldade de consciência fonológica, de reconhecimento exato e rápido de palavras escritas e decodificação, assim como de reconhecimento ortográfico e problemas na memória verbal. Araújo frisa que os professores “da primeira etapa do ensino fundamental têm um papel-chave na detecção precoce das dificuldades observadas nas crianças com dislexia, no encaminhamento para os serviços competentes e na intervenção pedagógica efetiva, junto ao aluno”.

Segundo Susana, a dislexia é apenas uma das possíveis causas de dificuldade de aprendizagem da leitura e afeta cerca de 5% das crianças. No entanto, ela pondera que “o aluno com dislexia pode ser bem-sucedido na escola, porém, pode demorar mais tempo para aprender e desempenhar as atividades que lhes são propostas e pode precisar de formas diferentes de ensino”.

 

Curso ABC

 

Com mais de 235,3 mil inscritos, o Curso ABC é a formação mais procurada no espaço virtual do Ministério da Educação (Avamec) – com 7,72 milhões de acessos. Parte do Programa Tempo de Aprender, a capacitação é resultado da parceria entre a CAPES, a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf) e as instituições portuguesas: Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da CAPES